Centenas de iniciativas para comemorar 99 anos
INICIATIVA As comemorações do 99.º aniversário do Partido arrancaram com largas dezenas de iniciativas já realizadas em todo o País. Muitas mais estão marcadas para as próximas semanas.
As comemorações decorrem em todo o País e na emigração
O grandioso comício do Pavilhão Carlos Lopes, na passada sexta-feira (ver páginas anteriores), abriu com chave de ouro as comemorações dos 99 anos do PCP e, simultaneamente, as do seu centenário. Mas esteve longe, muito longe de ser a única a ter tido lugar: de norte a sul, no continente, nas ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores e na emigração, há um intenso calendário de comemorações.
Com a presença do Secretário-geral do Partido há mais quatro grandes iniciativas: um comício no Porto já no próximo sábado, 14, e um almoço no Seixal no dia seguinte; um jantar-comício na Madeira no dia 20 e um almoço no Alentejo a 22. Mas para além destas acções de âmbito regional, muitas outras se realizaram ou estão previstas para os próximos dias, promovidas por organizações do Partido em empresas, locais de trabalho e sectores profissionais, locais, de freguesia ou concelhias.
Na segunda-feira, 7, dezenas de funcionários e colaboradores da estrutura central do Partido participaram no tradicional almoço comemorativo, uma vez mais realizado no refeitório da sede nacional do PCP. João Frazão, da Comissão Política, realçou aspectos marcantes da história, ideologia e objectivos do Partido, destacou a importância do seu reforço político e organizativo e sublinhou as mais importantes tarefas colocadas hoje ao colectivo partidário, sendo uma delas a preparação do XXI Congresso, que se realiza no final do ano.
Entre as informações que chegaram ao Avante!, destaca-se o jantar realizado em Boudry, no cantão suíço de Neuchâtel, no qual participaram quatro dezenas de militantes e simpatizantes do PCP naquele país. A intervenção política ficou a cargo de São Belo, servindo a iniciativa para homenagear também dois militantes do Partido na Suíça que este ano regressam a Portugal.