CoViD19: prevenção, mas sem aproveitamentos

Em nota emitida ontem de manhã, o PCP começa por sublinhar a necessidade de prevenção relativa ao CoViD19 com as medidas «adequadas à sua evolução». Ao mesmo tempo, rejeita a «lógica alarmista que tem sido promovida» e que apenas serve para criar um clima de «intranquilidade crescente» em nada favorável ao combate ao surto epidémico.

Denunciando aproveitamentos desta situação, o Partido exemplifica com os ataques que têm sido desferidos contra o Serviço Nacional de Saúde (SNS) por parte dos que tudo têm feito para o descredibilizar e fragilizar e, também, com os que partem do empolamento das consequências da epidemia na economia nacional para «alargar a exploração, conter o crescimento dos salários, retirar direitos aos trabalhadores». Os mesmos que, acrescenta, «exigem mais apoios para o patronato e o grande capital, como se verifica nas medidas anunciadas ontem pelo Governo, na sequência da reunião da concertação social».

O PCP recusa «qualquer intervenção no plano económico e social assente no ataque a salários e direitos dos trabalhadores», nomeadamente o corte de um terço do salário em situações de lay-off ou a fragilização da Segurança Social com a eliminação dos descontos das entidades patronais. Para o Partido, deve ser garantida a totalidade dos salários aos trabalhadores em todas as situações relacionadas com esta situação. É ainda útil, acrescenta, considerar a criação de linhas de apoio específicas para as pequenas e médias empresas afectadas.

Essencial é também o reforço do SNS, através do aumento do financiamento, da contratação de profissionais, da reabertura de camas encerradas, da aquisição de equipamentos necessários para a protecção dos profissionais de saúde e das entidades que com ele trabalham, como o INEM e os bombeiros.




Mais artigos de: PCP

«Contem com o PCP como sempre contaram!»

PROPOSTA O Secretário-geral do PCP participou, terça-feira, 10, à tarde, em Vale de Vargo, no concelho de Serpa, num encontro com a população, numa acção em defesa da reposição das freguesias extintas.

Inscrições para a conferência sobre Lénine até 20 de Março

As inscrições para a conferência «Lénine: legado revolucionário e a luta pela democracia e o socialismo hoje», que o PCP promove a 28 de Março na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, estão abertas até ao dia 20. Podem ser entregues através de uma ficha própria, disponível nas...

Centenas de iniciativas para comemorar 99 anos

INICIATIVA As comemorações do 99.º aniversário do Partido arrancaram com largas dezenas de iniciativas já realizadas em todo o País. Muitas mais estão marcadas para as próximas semanas.

Desenvolvimento do País reclama investimento

O PCP discorda do cancelamento do investimento portuário previsto para o Barreiro, anunciado publicamente e não desmentido pelo Governo. Em comunicado de dia 6, o Partido sublinha que o desenvolvimento do País «reclama o investimento no sector portuário, potenciando os diferentes portos nacionais numa lógica de...

Sim, houve manifestação e foi grande!

No dia 8 de Março teve lugar em Lisboa uma grande manifestação de mulheres convocada e organizada pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM), que juntou milhares de participantes. Uma prova inequívoca de que as mulheres estão mobilizadas, motivadas e firmes na luta pela igualdade e por...