Valorização do Interior requer respostas e não apenas gestos simbólicos

SOLUÇÕES A re­a­li­zação, em Bra­gança, do Con­selho de Mi­nis­tros con­firma uma vez mais a con­tra­dição entre as in­ten­ções pro­cla­madas e a au­sência de res­postas para os pro­blemas do In­te­rior, ga­rante o PCP.

PCP exige re­a­ber­tura dos ser­viços pú­blicos en­cer­rados

Em nota de im­prensa emi­tida na se­mana pas­sada, o Par­tido co­meça por lem­brar que o Con­selho de Mi­nis­tros des­cen­tra­li­zado, sob o lema Go­verno Mais Pró­ximo, ocorreu uma se­mana após PS, PSD, CDS, PAN, Chega e Ini­ci­a­tiva Li­beral se terem jun­tado para chumbar o pro­jecto de re­so­lução que vi­sava a cri­ação das re­giões ad­mi­nis­tra­tivas, «questão es­tru­tu­rante para o de­sen­vol­vi­mento equi­li­brado do País».

Para o PCP, a «re­pe­tição de anún­cios de me­didas, na sua mai­oria sem pro­gra­mação e re­cursos fi­nan­ceiros que lhe cor­res­pondam», con­trasta com a au­sência de de­ci­sões que efec­ti­va­mente con­duzam à «va­lo­ri­zação dos ser­viços exis­tentes». Entre os mais graves pro­blemas contam-se os «graves cons­tran­gi­mentos fi­nan­ceiros» dos po­li­téc­nicos e o en­cer­ra­mento, nos úl­timos anos, de im­por­tantes ser­viços pú­blicos. Não deixa de ser pa­ra­dig­má­tico que o balcão da CGD em Sa­brosa tenha re­du­zido o seu ho­rário de fun­ci­o­na­mento pre­ci­sa­mente nesta al­tura.

Exemplo de «pa­la­vras sem con­sequência e re­sul­tados» é, para o PCP, o anúncio de apoios de 4800 euros para tra­ba­lha­dores que se des­lo­quem para o In­te­rior à margem de um pro­grama de in­ves­ti­mento pú­blico in­dis­pen­sável à efec­ti­vação de pro­jectos es­tru­tu­rantes que criem con­di­ções para a sua fi­xação. Do mesmo modo que mais do que uma Es­tra­tégia Comum de De­sen­vol­vi­mento Trans­fron­tei­riço im­punha-se a re­a­ber­tura de ser­viços pú­blicos en­cer­rados ao longo das úl­timas dé­cadas.

Po­lí­tica que se impõe

Para o Par­tido, o au­mento da mo­bi­li­dade exi­giria não só a abo­lição das por­ta­gens nas ex-SCUT, «en­fren­tando os in­te­resses dos de­ten­tores das PPP, mas também o au­mento de­ci­dido da oferta de trans­porte pú­blico e in­ves­ti­mento na rede fer­ro­viária». Tal como o in­cen­tivo à cri­ação de em­prego e ao apro­vei­ta­mento das po­ten­ci­a­li­dades é in­se­pa­rável dos cri­té­rios na uti­li­zação e dis­tri­buição dos fundos co­mu­ni­tá­rios, da va­lo­ri­zação dos pro­dutos en­dó­genos e do apoio à pe­quena e média agri­cul­tura.

Em suma, con­clui o PCP, a «visão es­tra­té­gica do todo na­ci­onal para o de­sen­vol­vi­mento destes ter­ri­tó­rios, e não a gestão do de­clínio anun­ciado dos mesmos, re­clama uma outra po­lí­tica, pa­trió­tica e de es­querda». Esta, entre ou­tros as­pectos, terá de res­ponder ao «ne­ces­sário e ur­gente de­sen­vol­vi­mento pro­du­tivo e à cri­ação de em­prego com di­reitos, à de­fesa e re­forço dos ser­viços pú­blicos, da mo­bi­li­dade e do apro­vei­ta­mento das po­ten­ci­a­li­dades que levem à ocu­pação efec­tiva do ter­ri­tório».




Mais artigos de: PCP

«Contem com o PCP como sempre contaram!»

PRO­POSTA O Se­cre­tário-geral do PCP par­ti­cipou, terça-feira, 10, à tarde, em Vale de Vargo, no con­celho de Serpa, num en­contro com a po­pu­lação, numa acção em de­fesa da re­po­sição das fre­gue­sias ex­tintas.

CoViD19: prevenção, mas sem aproveitamentos

Em nota emitida ontem de manhã, o PCP começa por sublinhar a necessidade de prevenção relativa ao CoViD19 com as medidas «adequadas à sua evolução». Ao mesmo tempo, rejeita a «lógica alarmista que tem sido promovida» e que apenas serve para criar um clima de «intranquilidade crescente» em nada favorável ao combate ao...

Inscrições para a conferência sobre Lénine até 20 de Março

As inscrições para a conferência «Lénine: legado revolucionário e a luta pela democracia e o socialismo hoje», que o PCP promove a 28 de Março na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, estão abertas até ao dia 20. Podem ser entregues através de uma ficha própria, disponível nas...

Centenas de iniciativas para comemorar 99 anos

INI­CI­A­TIVA As co­me­mo­ra­ções do 99.º ani­ver­sário do Par­tido ar­ran­caram com largas de­zenas de ini­ci­a­tivas já re­a­li­zadas em todo o País. Muitas mais estão mar­cadas para as pró­ximas se­manas.

Desenvolvimento do País reclama investimento

O PCP discorda do cancelamento do investimento portuário previsto para o Barreiro, anunciado publicamente e não desmentido pelo Governo. Em comunicado de dia 6, o Partido sublinha que o desenvolvimento do País «reclama o investimento no sector portuário, potenciando os diferentes portos nacionais numa lógica de...

Sim, houve manifestação e foi grande!

No dia 8 de Março teve lugar em Lisboa uma grande manifestação de mulheres convocada e organizada pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM), que juntou milhares de participantes. Uma prova inequívoca de que as mulheres estão mobilizadas, motivadas e firmes na luta pela igualdade e por...