Comemorações do Centenário do PCP têm programa intenso e vão até 2022
A 6 de Março de 2021 realiza-se o comício do centenário no Campo Pequeno, em Lisboa
O programa das comemorações do centenário do PCP, que decorrem até Março de 2022 sob o lema Liberdade, Democracia, Socialismo – o Futuro tem Partido, foi apresentado num filme exibido no comício da passada sexta-feira. Intercalando imagens históricas com outras mais recentes, todas elas reveladoras da heróica história do PCP e da sua estreita ligação com a luta dos trabalhadores e do povo, o filme constituiu um momento alto e particularmente emotivo do comício do 99.º aniversário.
Relativamente ao programa das comemorações propriamente dito, ele iniciou-se na passada sexta-feira, 6, terá como ponto alto o próprio dia 6 de Março de 2021, com a realização do comício do centenário, no Campo Pequeno, em Lisboa, e termina no comício do 101.º aniversário do Partido, a 6 de Março de 2022. Durante este período de precisamente dois anos, serão muitas e diversificadas as iniciativas realizadas, abarcando variadas áreas da história, natureza, objectivos e acção do PCP.
Natureza e objectivos
A natureza de classe do Partido e os objectivos da sua luta serão o mote de um conjunto de iniciativas centradas na organização e na luta dos trabalhadores, nomeadamente uma sobre «os comunistas e o movimento sindical – uma intervenção decisiva para a organização, unidade e luta dos trabalhadores». Estão ainda previstos, sobre o mesmo tema, encontros diversos sobre «o PCP, o seu reforço e a luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores», e será dada particular atenção ao 1.º de Maio.
Desenvolver-se-á um ciclo de debates descentralizados sobre os temas mais diversos, abrangendo o programa do PCP, os seus objectivos, a identidade comunista, o ideal e o projecto comunista, a sua história ímpar ao serviço dos trabalhadores, do povo e da pátria, a sua dimensão internacionalista e tarefas nacionais, nomeadamente a sua acção em defesa da soberania e independência nacionais, que será inaugurado com o tema o PCP, a organização, a unidade e a luta dos trabalhadores», a 16 de Maio de 2020, em Setúbal.
Uma história heróica
De modo a valorizar os 100 anos da História do PCP e a confirmar as suas características fundamentais estão previstas várias iniciativas: a edição do livro «100 anos ao serviço do povo e da pátria, pela democracia e o socialismo»; a produção de um documentário sobre o centenário do Partido, que será apresentado na Festa do Avante! de 2020; a realização de um conjunto alargado de iniciativas sobre momentos particularmente marcantes da vida do PCP (entre outros, o julgamento de Álvaro Cunhal no tribunal fascista, em 5 de Maio de 2020, e a fuga de Caixas, a 4 de Dezembro de 2021); a edição de materiais diversos, como uma exposição impressa, a disponibilizar em Outubro de 2020, e uma linha de exposições a nível nacional e regional, com início em Dezembro de 2020 e com importante expressão na Festa do Avante! de 2021.
O papel determinante do PCP na Revolução de Abril e suas mais profundas conquistas será salientado durante as comemorações do Centenário, desde logo através de uma iniciativa a realizar em Abril de 2021 sob o lema O PCP e o 25 de Abril.
Ideologia e prática
O programa das comemorações inclui também um plano de edições e reedições de obras em torno do PCP, da sua história e base teórica, do ideal e projecto comunistas. Assim se pretende valorizar o destacado contributo do PCP, e em particular de Álvaro Cunhal para o enriquecimento criativo do marxismo-leninismo. A este propósito destaca-se ainda a realização, a 10 de Novembro deste ano, da iniciativa Álvaro Cunhal e o PCP, que sublinhará ainda o seu percurso e contribuição para a luta e as «marcas indeléveis que, como organizador e dirigente, gravou na vida do colectivo partidário».
O carácter internacionalista do PCP, que sempre contribuiu para o reforço do movimento comunista e revolucionário internacional, também terá o necessário e justificado destaque nas comemorações, que terão projecção no plano internacional com a realização de uma iniciativa com a participação de partidos comunistas e operários e outras organizações progressistas.
As mulheres, a juventude
e outros sectores
Como se refere no vídeo exibido no Pavilhão Carlos Lopes, o PCP é, também, «o Partido da luta pela emancipação da mulher, pelos direitos das crianças e da juventude, pela dignidade e condições de vida dos reformados e idosos, em defesa dos interesses dos pequenos e médios agricultores e dos micro, pequenos e médios empresários, pelos direitos dos intelectuais e quadros técnicos e das pessoas com deficiência».
É para assinalar esta dimensão que serão realizadas várias acções dirigidas a sectores específicos, desde logo realçando o papel e contributo histórico do PCP na organização e luta pela emancipação da mulher. Relativamente à juventude, estão previstas acções sobre o tema o PCP e a organização e a luta da juventude portuguesa e uma linha própria de iniciativas específicas para a juventude nas escolas, institutos superiores e universidades, com início no ano lectivo de 2020-2021. A intervenção e iniciativas próprias da JCP, em particular o seu 12.º Congresso, terão projecção particular nas comemorações.
Cultura, paz e amizade
A luta do Partido para a construção de uma política cultural democrática que a todos assegure o direito à criação e fruição culturais e a defesa dos direitos dos seus profissionais acompanhou sempre a sua intervenção. Assim, para destacar esta vertente, diversas iniciativas do centenário serão acompanhadas de momentos culturais. No final de 2021, no Porto, haverá um grande espectáculo com o qual se assinalará a determinante intervenção do PCP para a democratização da cultura e o papel dos intelectuais, artistas, homens e mulheres da cultura.
Evocada será também a luta pela paz e da amizade e cooperação com todos os povos, travada desde a sua fundação pelo PCP, que se assume como partido da solidariedade internacionalista.
Meios e organização
O XXI Congresso do PCP, que se realiza a 27, 28 e 29 de Novembro de 2020, assinalará o centenário do Partido, cujas comemoraçoes serão acompanhadas por um plano de divulgação e promoção em diversos meios de propaganda e na internet e objecto de tratamento específico na imprensa do Partido, o Avante! e O Militante.
Reforço do Partido
As comemorações do Centenário deverão integrar um amplo programa de reforço do Partido no plano de direcção, dos quadros, da formação política e ideológica, da afirmação dos princípios de funcionamento, da estruturação e da organização, com particular destaque para a acção e organização junto da classe operária e dos trabalhadores nas empresas e locais de trabalho, do recrutamento e integração de novos militantes, da difusão da imprensa partidária, nomeadamente do Avante!, dos meios de propaganda e comunicação, dos meios financeiros que assegurem a independência do Partido e do aprofundamento da sua ligação às massas.