Tolerância zero para o racismo
«As manifestações de racismo que envolveram o jogador do Futebol Clube do Porto, Marega, no jogo com o Vitória de Guimarães devem ser repudiadas», sublinha o PCP em nota emitida segunda-feira. No mesmo dia, a deputada Alma Rivera reiterou o repúdio do Partido para com o sucedido e realçou que o PCP apresentou na Assembleia da República um requerimento para ouvir o Ministro da Administração Interna, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
O objectivo das audições, esclareceu Alma Rivera, é «avaliar as expressões de racismo e de outras situações de violência e discutir como se deve proceder, não só disciplinarmente, mas também ao nível da prevenção».
No comunicado à imprensa, o PCP considera que «mais do que palavras de condenação, o que a situação desperta, para lá do horizonte desportivo, são os factores que abrem espaço a manifestações de racismo e xenofobia».
«Sem prejuízo de uma consideração mais global que a questão suscita, a par de problemas reais que não devem ser iludidos, o PCP alerta para a crescente exacerbação e fomento de conflitos raciais artificialmente inculcados na sociedade portuguesa a partir de diversas formas e agentes».