Renovação da PPP em Cascais é «passo na direcção errada»

SAÚDE A renovação da Parceria Público-Privado (PPP) na gestão do Hospital de Cascais contraria «o que seria e é exigível na defesa do Serviço Nacional de Saúde», considera o PCP.

O PCP não pode deixar de denunciar a má-fé subjacente a esta decisão

Em nota de imprensa divulgada um dia depois de o Governo do PS ter decidido prolongar a PPP em Cascais, o Partido realçou tratar-se de «uma decisão tão mais inaceitável quanto foram públicas e reconhecidas as avaliações feitas às insuficiências e procedimentos inaceitáveis que, ao longo dos anos, naquele hospital se registaram no quadro da concessão a privados».

No texto, o PCP salienta ainda que «não pode deixar de denunciar a má-fé subjacente a esta decisão, tanto mais criticável quanto ela se verifica num quadro em que, antecipando-se a uma obrigação que lhe estava cometida – apresentar à Assembleia da República um diploma sobre gestão pública que a Lei de Bases da Política de Saúde estabeleceu –, o Governo precipitou a privatização clínica do Hospital de Cascais».

«O Grupo Parlamentar do PCP requereu já a presença da Ministra da Saúde para prestar esclarecimentos», informa-se ainda no referido texto.

Recorde-se que a Comissão Concelhia de Cascais do PCP tem em curso uma campanha de esclarecimento para as consequências negativas daquela PPP, e, simultaneamente, de mobilização da população para a exigência do regresso daquela unidade do SNS à gestão pública. Aliás, para além de terem lançado uma petição nesse sentido (que pode também ser subscrita em linha), os comunistas cascalenses tem apostado no contacto directo com utentes e profissionais de saúde, como sucedeu na segunda-feria, 10, à porta do Hospital de Cascais, iniciativa que contou com a presença do deputado do PCP Duarte Alves.

Na rua com o povo

Outra questão para a qual os comunistas têm mobilizado a população de Cascais prende-se com o denominado Plano de Urbanização da Área do Aeroporto de Cascais e a sua Envolvente. Também na semana passada, cerca de uma centena de pessoas participaram numa iniciativa pública de esclarecimento e protesto, promovida pelo Partido no Bairro 16 de Novembro, na qual estiveram presentes Duarte Alves, deputado do PCP na Assembleia da República, Clemente Alves, vereador do PCP na Câmara de Cascais, e Filipe Rua, membro do executivo da Concelhia de Cascais do PCP.



Mais artigos de: PCP

Esta é a hora de concretizar as Regiões Administrativas

ESTREMOZ «Quando alguns tanto falam sobre o desenvolvimento regional, aqui está uma oportunidade para juntarem as palavras aos actos», sublinhou Jerónimo de Sousa sobre a proposta do PCP de criação das Regiões Administrativas.

Todos ao comício de dia 6 de Março

ANIVERSÁRIO O PCP assinala, dentro de duas semana, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, os seus 99 anos. O comício marca também o arranque das comemorações do centenário do Partido.

Clarificar posicionamentos quanto à regionalização

O PCP reuniu, quinta-feira, 13, na Casa do Alentejo, com o movimento AMAlentejo. No final do encontro, Jerónimo de Sousa, que liderou a delegação do Partido integrada também por João Dias Coelho, da Comissão Política do PCP, e Paula Santos, membro do Comité Central e deputada na Assembleia da...

Tolerância zero para o racismo

«As manifestações de racismo que envolveram o jogador do Futebol Clube do Porto, Marega, no jogo com o Vitória de Guimarães devem ser repudiadas», sublinha o PCP em nota emitida segunda-feira. No mesmo dia, a deputada Alma Rivera reiterou o repúdio do Partido para com o sucedido e realçou que o PCP apresentou na...

Concessão é degradação

«A concessão do serviço de Transporte Urbano de Vila Real (TUVR) a entidades privadas tem-se revelado não só um desperdício de recursos da autarquia mas também a prestação de um serviço público às populações em permanente degradação», alerta a Comissão Concelhia de Vila Real do PCP, para quem o Programa de Apoio à...

Investir no Hospital

A Comissão Inter-concelhia de Lamego-Tarouca do PCP manifestou preocupação pela degradação da prestação de cuidados de saúde no Hospital de Lamego, resultante da carência de recursos humanos e materiais. A nota de imprensa foi divulgada depois de um utente ter falecido após quatro horas de espera naquela unidade de saúde...

Acção nacional do PCP em Leiria

No âmbito da acção nacional do PCP «Valorizar o trabalho e os trabalhadores. Não à exploração», que se prolonga por todo o primeiro semestre de 2020, a Organização Regional de Leiria do PCP promoveu, dia 7 de Fevereiro, uma jornada de contacto à porta de empresas e locais de trabalho dos sectores público e privado. Ao...