Comemorações do aniversário do Avante! sublinham importância e futuro do jornal

ANI­VERSÁRIO O Avante! cum­priu dia 15, sá­bado, 89 anos de vida. O ani­ver­sário, cujas co­me­mo­ra­ções pros­se­guem esta se­mana, foi as­si­na­lado com de­zenas de ini­ci­a­tivas.

O re­forço da di­vul­gação do Avante! con­tribui para um PCP mais forte

Só no pas­sado fim-de-se­mana foram re­a­li­zadas mais de duas de­zenas de ini­ci­a­tivas em seis dis­tritos, nas quais par­ti­ci­param mem­bros do co­lec­tivo da re­dacção do Avante!, da Edi­to­rial e de ór­gãos de di­recção na­ci­onal e re­gi­o­nais do PCP.

Sá­bado, 15, no Centro de Tra­balho (CT) de Ben­fica, um al­moço reuniu ca­ma­radas e amigos que, de­pois, ou­viram Joana Flores, da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa, des­tacar a im­por­tância do Órgão Cen­tral do PCP num con­texto em que a co­mu­ni­cação so­cial, por regra, oculta, de­turpa e ca­ri­ca­tura o PCP, as suas po­si­ções, pro­postas e pro­jecto, bem como a luta dos tra­ba­lha­dores e dos povos. Por isso, con­tinua a ser, como foi no pas­sado, in­subs­ti­tuível ao ser­viço da causa do pro­gresso e da eman­ci­pação so­cial, no re­forço do PCP e da sua in­ter­venção.

O mesmo su­bli­nhou Hugo Ja­neiro, da re­dacção do Avante!, num al­moço em Al­co­chete ocor­rido também dia 15. Ini­ci­a­tiva que juntou quase 70 ca­ma­radas e onde so­bres­saiu a im­por­tância da fra­ter­ni­dade e da de­di­cação mi­li­tante para o for­ta­le­ci­mento da or­ga­ni­zação, de que o re­forço da di­vul­gação do Avante! é, de resto, parte in­te­grante e pri­o­ri­dade.

Ainda no dia 15, em Óbidos, Gus­tavo Car­neiro, do Co­mité Cen­tral (CC) e chefe de re­dacção do Avante!, es­teve, pri­meiro, num de­bate com qua­dros do Par­tido, no qual, para além da dis­cussão de as­pectos da re­a­li­dade, foram abor­dadas as me­didas para alargar a di­fusão do nosso jornal.

Gus­tavo Car­neiro par­ti­cipou, de­pois, também num jantar em Al­co­baça, onde, após a in­ter­venção ini­cial (cen­trada na im­por­tância ac­tual do Avante! para a vida do Par­tido e para romper o cerco me­diá­tico pro­mo­vido pelo grande ca­pital e o im­pe­ri­a­lismo), se de­ba­teram as pers­pec­tivas de avanço na di­fusão e a sua im­por­tância para o pró­prio re­forço da or­ga­ni­zação e in­fluência do Par­tido.

Já no dia 16, o chefe de re­dacção do Avante! al­moçou com três de­zenas de ca­ma­radas e amigos no Centro de Ins­trução e Con­vívio de Vale Fi­gueira, ini­ci­a­tiva onde vale a pena des­tacar a en­trega do cartão do PCP a uma jovem mi­li­tante (ac­ti­vista sin­dical) pelo mais velho ca­ma­rada da or­ga­ni­zação, re­sis­tente an­ti­fas­cista e ex-preso po­lí­tico.

Trazer o Avante!

para a rua

No CT de Grân­dola, no sá­bado, 15, um al­moço-con­vívio as­si­nalou o 89.º ani­ver­sário do Avante!, ini­ci­a­tiva que contou com a par­ti­ci­pação de Carlos Gon­çalves, da Co­missão Po­lí­tica do PCP. A an­te­ceder a co­me­mo­ração, du­rante a manhã, nos con­ce­lhos do Li­toral Alen­te­jano houve uma jor­nada de venda es­pe­cial do Órgão Cen­tral do PCP, tendo sido ven­didos 130 jor­nais além da­queles que ha­bi­tu­al­mente se dis­tri­buem na re­gião. O que mostra o pres­tígio do Avante! e do Par­tido e sa­li­enta a exis­tência de po­ten­ci­a­li­dades para que chegue a mais ca­ma­radas e amigos com re­gu­la­ri­dade.

Em Grân­dola, no al­moço con­vívio em que es­ti­veram cerca de 40 ca­ma­radas e amigos, Carlos Gon­çalves as­si­nalou jus­ta­mente a im­por­tância que o Avante! mantém na ba­talha ide­o­ló­gica, as­su­mindo-se como o porta-voz dos com­bates po­pu­lares e dos co­mu­nistas e dos seus ali­ados pela de­mo­cracia avan­çada, pelo So­ci­a­lismo e o Co­mu­nismo.

Já no do­mingo, 16, Do­mingos Me­alha, da re­dacção do Avante!, par­ti­cipou, pri­meiro, num al­moço-con­vívio com 50 ca­ma­radas e amigos nas Caldas da Rainha, e, de­pois, num lanche no CT do PCP em Pombal.

Nas Caldas da Rainha, além da in­ter­venção de Do­mingos Me­alha sobre a his­tória e ac­tu­a­li­dade do Avante!, foi dada nota das me­didas para au­mentar a di­fusão do se­ma­nário co­mu­nista. Em Pombal, de­pois do jor­na­lista do Avante!, in­ter­vi­eram vá­rios ca­ma­radas, quer sobre o es­forço de au­mento das vendas re­gu­lares do jornal, quer sobre as­suntos que foram tra­tados nas suas pá­ginas e que são exem­plos con­cretos de como se pode con­tra­riar si­len­ci­a­mentos e de­tur­pa­ções de po­si­ções do PCP e de factos re­le­vantes da si­tu­ação in­ter­na­ci­onal. Foi par­ti­cu­lar­mente sa­li­en­tado o valor das no­tí­cias sobre re­sul­tados de lutas de tra­ba­lha­dores.

Antes, sá­bado, 15, em Val­donas, Tomar, cerca de 60 ca­ma­radas e amigos jun­taram-se num jantar para as­si­nalar os 89 anos do Avante!, ini­ci­a­tiva em que usaram da pa­lavra mem­bros da Co­missão Con­ce­lhia de Tomar do PCP, e Ar­mindo Mi­randa, da Co­missão Po­lí­tica, que abordou a his­tória e im­por­tância de um órgão de co­mu­ni­cação so­cial de classe, bem como a si­tu­ação po­lí­tica e ta­refas do Par­tido.

Já no dis­trito de Beja, os 89 anos do Órgão Cen­tral do Par­tido foram as­si­na­lados com um al­moço no CT de Al­jus­trel, se­guido de um de­bate no CT de Beja e de um jantar no CT de Ba­leizão. Em todos par­ti­cipou Ma­nuel Ro­dri­gues, di­rector do Avante! e membro da Co­missão Po­lí­tica do PCP, que levou de viva voz a his­tória, o pre­sente e o fu­turo do jornal, bem como as li­nhas de tra­balho pri­o­ri­tá­rias na in­ter­venção dos co­mu­nistas. O mesmo di­ri­gente par­ti­cipou, do­mingo, 16, nos al­moços re­a­li­zados nos CT de Al­bu­feira e de Loulé.

Ainda na re­gião de Beja, Mi­guel Vi­o­lante, do CC do PCP, par­ti­cipou em ini­ci­a­tivas se­me­lhantes em Castro Verde, à tarde, e Garvão,, ao al­moço.

No dis­trito, dias 13 e 14 de Fe­ve­reiro, foram re­a­li­zadas vendas es­pe­ciais do Avante! à porta de em­presas e lo­cais de tra­balho.



Mais artigos de: PCP

Esta é a hora de concretizar as Regiões Administrativas

ES­TREMOZ «Quando al­guns tanto falam sobre o de­sen­vol­vi­mento re­gi­onal, aqui está uma opor­tu­ni­dade para jun­tarem as pa­la­vras aos actos», su­bli­nhou Je­ró­nimo de Sousa sobre a pro­posta do PCP de cri­ação das Re­giões Ad­mi­nis­tra­tivas.

Todos ao comício de dia 6 de Março

ANI­VERSÁRIO O PCP as­si­nala, dentro de duas se­mana, no Pa­vi­lhão Carlos Lopes, em Lisboa, os seus 99 anos. O co­mício marca também o ar­ranque das co­me­mo­ra­ções do cen­te­nário do Par­tido.

Clarificar posicionamentos quanto à regionalização

O PCP reuniu, quinta-feira, 13, na Casa do Alentejo, com o movimento AMAlentejo. No final do encontro, Jerónimo de Sousa, que liderou a delegação do Partido integrada também por João Dias Coelho, da Comissão Política do PCP, e Paula Santos, membro do Comité Central e deputada na Assembleia da...

Tolerância zero para o racismo

«As manifestações de racismo que envolveram o jogador do Futebol Clube do Porto, Marega, no jogo com o Vitória de Guimarães devem ser repudiadas», sublinha o PCP em nota emitida segunda-feira. No mesmo dia, a deputada Alma Rivera reiterou o repúdio do Partido para com o sucedido e realçou que o PCP apresentou na...

Concessão é degradação

«A concessão do serviço de Transporte Urbano de Vila Real (TUVR) a entidades privadas tem-se revelado não só um desperdício de recursos da autarquia mas também a prestação de um serviço público às populações em permanente degradação», alerta a Comissão Concelhia de Vila Real do PCP, para quem o Programa de Apoio à...

Investir no Hospital

A Comissão Inter-concelhia de Lamego-Tarouca do PCP manifestou preocupação pela degradação da prestação de cuidados de saúde no Hospital de Lamego, resultante da carência de recursos humanos e materiais. A nota de imprensa foi divulgada depois de um utente ter falecido após quatro horas de espera naquela unidade de saúde...

Acção nacional do PCP em Leiria

No âmbito da acção nacional do PCP «Valorizar o trabalho e os trabalhadores. Não à exploração», que se prolonga por todo o primeiro semestre de 2020, a Organização Regional de Leiria do PCP promoveu, dia 7 de Fevereiro, uma jornada de contacto à porta de empresas e locais de trabalho dos sectores público e privado. Ao...