O PCP, os católicos e a Igreja dá mote a debate em Vila Franca de Xira
UNIDADE O Teatro-Estúdio Ildefonso Valério, em Alverca, acolheu no dia 25 de Julho o debate «O Partido Comunista Português, os Católicos e a Igreja», promovido pela Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira.
São muitas as preocupações comuns de comunistas e católicos
A lançar o tema estiveram Edgar Silva, licenciado em Teologia, deputado do PCP na Assembleia Legislativa Regional da Madeira e membro do Comité Central do PCP, ex-padre e professor na Universidade Católica do Funchal; Deolinda Machado, licenciada em Ciências Religiosas, professora, dirigente da Liga Operária Católica, eleita da CDU na Assembleia Municipal de Lisboa e membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN; e Carlos Gonçalves, da Comissão Política do Comité Central do Partido.
O objectivo e a necessidade de fortalecer laços e alargar os caminhos do progresso e da paz entre católicos e comunistas, nos dias de hoje e no contexto político-social que vivemos – como sucedeu no combate ao fascismo – evidenciou-se, pois como várias vezes foi referido durante o debate, «são mais os pontos que nos unem dos que aqueles que nos separam».
O combate à pobreza, às desigualdades sociais, à precariedade e à exploração e a construção da paz entre os povos do mundo são aspectos concretos que aproximam comunistas e católicos. A relação do PCP com os católicos assenta numa concepção clara de respeito pela sua crença e prática religiosa e, simultaneamente, de aproximação e convergência em aspectos centrais da vida dos trabalhadores e do povo, que preocupam tanto o PCP como milhares de homens, mulheres e jovens católicos.