Omissões programáticas

A 16 de Julho o PCP apre­sentou pu­bli­ca­mente o seu Pro­grama Elei­toral para as elei­ções de 6 de Ou­tubro. Para além das muitas pá­ginas de aná­lise da si­tu­ação na­ci­onal e pro­posta, o Se­cre­tário-geral des­tacou ainda sete com­pro­missos. No en­tanto, nos prin­ci­pais no­ti­ciá­rios das duas es­ta­ções de te­le­visão que deram vi­si­bi­li­dade à ini­ci­a­tiva, um dos des­ta­ques foi para uma pro­posta que nem está es­crita no Pro­grama nem foi enun­ciada por Je­ró­nimo de Sousa: uma taxa sobre de­pó­sitos ban­cá­rios acima dos 100 mil euros.

Uma ma­ni­pu­lação gros­seira e in­com­pre­en­sível, se ava­liada a partir de cri­té­rios de rigor – que cla­ra­mente es­ti­veram au­sentes da cons­trução das peças te­le­vi­sivas. Este não é caso virgem: não poucas vezes as no­tí­cias são co­zi­nhadas a priori, ma­ni­pu­lando de­pois os factos e acon­te­ci­mentos para que en­caixem na grelha pré-de­fi­nida. Este foi, no en­tanto, um epi­sódio par­ti­cu­lar­mente gri­tante.

Mas houve ainda ou­tros que op­taram por uma outra abor­dagem, com uma dose menor de ma­ni­pu­lação com­pen­sada pela des­va­lo­ri­zação ou mesmo ocul­tação das pro­postas elei­to­rais do PCP. Vamos a exem­plos: um dos prin­ci­pais jor­nais diá­rios re­servou tanto ou mais es­paço, por aqueles dias, à di­vul­gação de pro­postas par­ciais de ou­tros como à ini­ci­a­tiva de apre­sen­tação do Pro­grama Elei­toral do PCP; outro re­duziu o Pro­grama e as pro­postas elei­to­rais do PCP a meia co­luna de texto, re­su­mindo-os a quatro me­didas.

Mais es­pan­toso foi a abor­dagem de um outro jornal, de­di­cado a temas eco­nó­micos e, por­tanto, com par­ti­cular ape­tência para o tra­ta­mento de vá­rios as­pectos do Pro­grama Elei­toral do PCP. De­pois de no dia an­te­rior à apre­sen­tação ter afir­mado, em edi­to­rial, que o PCP tem um pro­blema de co­mu­ni­cação, es­pe­rava-se um tra­ta­mento edi­to­rial das pro­postas em áreas como a po­lí­tica fiscal, o in­ves­ti­mento pú­blico, a di­na­mi­zação do te­cido pro­du­tivo e da pro­dução na­ci­onal, e dos efeitos dessas me­didas na eco­nomia na­ci­onal – até para cla­ri­ficar no que con­siste o pro­blema por si iden­ti­fi­cado.

Ex­pec­ta­tiva de­frau­dada. Na sua edição de 17 de Julho houve es­paço para muito, até mesmo para as «pro­postas elei­to­rais para o pro­jecto de in­te­gração eu­ro­peia» de um outro par­tido. Para o Pro­grama Elei­toral do PCP é que não.

O que vimos na úl­tima se­mana, com o brutal apa­ga­mento das vá­rias pro­postas elei­to­rais avan­çadas pelo PCP para vá­rios sec­tores, da po­lí­tica do me­di­ca­mento ao ar­ren­da­mento jovem, é outro exemplo. Ou uma outra de­tur­pação, com a apre­sen­tação do ba­lanço do tra­balho par­la­mentar do PCP que a ge­ne­ra­li­dade dos ór­gãos de co­mu­ni­cação so­cial trans­for­maram numa con­fe­rência de im­prensa sobre hi­po­té­ticas so­lu­ções po­lí­ticas saídas das pró­ximas elei­ções, che­gando, no caso de uma te­le­visão, a juntar pe­daços de frases dis­tintas de João Oli­veira para con­cluir o con­trário do que foi dito.

Fica assim claro qual é o pro­blema de co­mu­ni­cação em pre­sença: o PCP não ab­dica da sua iden­ti­dade e da sua in­ter­venção con­se­quente; quem de­ter­mina o acesso aos meios de co­mu­ni­cação de massas não o perdoa.

 



Mais artigos de: PCP

Imperialismo ameaça com guerra no Médio Oriente

BE­LI­CISMO O PCP alerta para os pe­rigos de uma es­ca­lada agres­siva no Médio Ori­ente, con­si­dera que o Go­verno tem a obri­gação de com­bater os planos de guerra e apela ao re­forço da luta pela paz.

ERC confirma campanha persecutória da TVI contra o PCP

VER­DADE A En­ti­dade Re­gu­la­dora da Co­mu­ni­cação So­cial (ERC) emitiu uma de­li­be­ração, no dia 25 de Julho, em que re­co­nhece a razão do PCP quanto às men­tiras, à ca­lúnia e à di­fa­mação contra si lan­çadas pela TVI.

Impacte ambiental confirma problemas do novo aeroporto

O PCP considera que o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) sobre a instalação do novo aeroporto de Lisboa na Base Aérea do Montijo «confirma os problemas há muito denunciados e evidenciados: uma opção que comporta enormes e insanáveis riscos para a qualidade de vida e saúde das populações e para...

Edições Avante! lançam Os Homens da Cor do Silêncio, de Alberto Molina

Os Homens da Cor do Silêncio, do cubano Alberto Molina, é o mais recente lançamento das Edições Avante!. Trata-se de um romance policial dividido em dois «livros», que constituem dois compassos, ou duas faces, da mesma moeda, perfeitamente equilibradas: primeiro, a preparação minuciosa de uma...

PCP atento ao incêndio de Mação

O deputado do PCP António Filipe visitou, no dia 26 de Julho, o concelho de Mação, fortemente fustigado pelos recentes incêndios florestais. O parlamentar comunista – eleito por Santarém e primeiro candidato da CDU a esse círculo eleitoral – estabeleceu como objectivo da visita tomar conhecimento da situação no terreno,...

Errata - o sobreiro «assobiador»

Na edição N.º 2381, de 18 de Julho, o Avante! publicou a fotografia de uma árvore afirmando erradamente tratar-se do sobreiro conhecido por Assobiador, um exemplar com 235 anos, classificado como Árvore Europeia de 2018, situado em Águas de Moura, concelho de Palmela. Corrigimos hoje o erro...