Mora defende o serviço público postal
A Junta de Freguesia de Mora realizou, no passado dia 28, uma sessão pública em defesa do serviço público postal do concelho. A acção, para exigir a manutenção e funcionamento da estação dos CTT, contou com uma ampla e activa participação da população. Às mais de duas centenas e meia de pessoas juntaram-se autarcas eleitos nas listas da CDU, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações e uma delegação do PCP, onde se incluía João Pimenta Lopes, deputado no Parlamento Europeu.
Degradação
No mesmo dia, 28, o PCP condenou a intenção de encerrar as estações de Belmonte e Vila Velha de Ródão. «Os Correios são um serviço público fundamental às populações, à economia nacional, ao desenvolvimento regional e à coesão territorial», afirmam os comunistas, destacando a importância deste serviço «para as camadas mais idosas e para as pequenas e médias empresas». «O Governo não pode continuar a assistir a esta degradação e depredação dos CTT sem nada fazer. É imperioso e urgente readquirir a capacidade e responsabilidade pela sua gestão», acentua o Partido.
Também a União de Sindicatos de Castelo Branco (CGTP-IN) lamentou que «o Governo minoritário do PS se recuse a perceber o crime que está a ser cometido pelos detentores da empresa CTT».
Mobilização
No sábado, 29, a CDU de Torres Novas alertou para as consequências do encerramento, em breve, do posto de Correios de Riachos. «A possibilidade de a Junta de Freguesia, com o eventual apoio da Câmara Municipal, vir a assumir o serviço dos CTT não resolve os problemas essenciais», refere em comunicado a Coligação PCP/PEV, apelando «à união e luta de todos para impedir o encerramento deste posto».
Entretanto, na última Assembleia Municipal de Castro Verde, os eleitos da CDU fizeram aprovar, com duas abstenções do PS, uma moção a reivindicar «um melhor serviço dos CTT». O documento reclama o reforço do pessoal de atendimento no balcão da estação de Correios.