CPPC e CGTP recordam legado de Nelson Mandela

No dia em que se assinalaram 100 anos do nascimento de Nelson Mandela, a CGTP-IN e o Conselho Português para a Paz e Coordenação (CPPC) recordaram o legado exemplar de combate, coragem e integridade deixado pelo dirigente histórico do Congresso Nacional Africano.

Nos comunicados lançados por estas duas organizações no passado dia 18, lêem-se alguns dos momentos e conquistas mais assinaláveis da vida de Nelson Mandela, assim como os momentos de cooperação e entreajuda dos povos sul africano e português, ao lembrar a visita a Portugal que o mesmo realizou em 1993, na qual teve oportunidade para saudar os «amigos portugueses do povo sul-africano», motivado pelas importantes campanhas promovidas pelo CPPC, às quais a CGTP-IN também se associou.

«Mas se os lutadores pela paz de todo o mundo dedicaram muito à luta de Nelson Mandela, receberam dele muito mais: o exemplo de combatente íntegro, corajoso e profundamente humano, que colocou como prioridade a felicidade do seu povo e o desenvolvimento do seu país» – lê-se no final do comunicado lançado pelo CPPC. Mandela permanecerá na história mundial, numa época em que o poder do capital promove de novo um discurso racial, xenófobo e fascista, como defensor da liberdade, da democracia, da cooperação entre os povos e da paz. «O seu legado pertence à humanidade».

 



Mais artigos de: Nacional

Acampamento pela Paz a partir de amanhã em Serpa

JUVENTUDE Serpa acolhe, entre amanhã e domingo, o Acampamento pela Paz, promovido pela Plataforma pela Paz e o Desarmamento, que agrupa dezenas de organizações juvenis ou com acção junto da juventude.

CDU quer devolver a Baixa de Coimbra aos munícipes

Em Coimbra, a CDU considera que é «urgente» colocar na ordem do dia a construção e reabilitação da Via Central e reclama a «clarificação» da autarquia sobre o assunto. No dia 18 – em conferência de imprensa junto à Loja do Cidadão, onde se anunciou a marcação de uma Assembleia Municipal...

Grande indústria da madeira coloca abelhas em risco

A Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu (BALAGRI) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) denunciaram, recentemente, a «impunidade» da indústria de transformação de Madeira que aplicou pesticidas no Caramulo e Baixo Vouga para controlar o «gorgulho» dos eucaliptos em plena época de floração de...