Redução de comboios na Linha do Oeste leva utentes a Lisboa

ACÇÃO A Co­missão para a De­fesa da Linha do Oeste pro­move, hoje, dia 26, às 11h00, uma con­cen­tração junto ao Mi­nis­tério do Pla­ne­a­mento e In­fra­es­tru­turas, contra a re­dução dos ho­rá­rios dos com­boios a partir de 5 de Agosto.

Go­verno e CP in­sistem em afastar pas­sa­geiros da Linha do Oeste

Os novos ho­rá­rios que a CP se pre­para para pôr em vigor e que o Go­verno, através do Mi­nis­tério do Pla­ne­a­mento e In­fra­es­tru­turas, deu aval «irão con­tri­buir de­ci­si­va­mente para que o nú­mero de pas­sa­geiros neste eixo di­minua sig­ni­fi­ca­ti­va­mente», ad­verte a CPDLO.

Se­gundo os utentes, a partir de 5 de Agosto os com­boios inter-re­gi­onal, entre as Caldas da Rainha e Coimbra, são to­tal­mente su­pri­midos; as li­ga­ções a Norte das Caldas da Rainha serão par­ti­cu­lar­mente afec­tadas, num e noutro sen­tido; os dois pri­meiros com­boios, da parte da manhã, no sen­tido de Lisboa, pas­sarão a ter um in­ter­valo entre si de quase seis horas.

A CP vai ainda re­duzir o nú­mero de com­po­si­ções a di­esel e a uti­li­zação das mesmas, en­cur­tando o per­curso. Para Norte, o com­boio só cir­cu­lará até à es­tação da Ami­eira, onde os pas­sa­geiros terão de fazer trans­bordo para outro com­boio, em di­recção a Coimbra ou às Caldas da Rainha. O tempo desta vi­agem au­men­tará, para além do in­có­modo de mais um trans­bordo.

Para a CPDLO, estas al­te­ra­ções «não irão evitar a su­pressão de li­ga­ções, porque con­ti­nuará a existir falta de ma­te­rial cir­cu­lante para com­pensar ava­rias e ma­nu­ten­ções». «O Go­verno e a CP, ao invés de to­marem me­didas ime­di­atas para repor o ma­te­rial cir­cu­lante em falta, as­se­gu­rando a vi­a­bi­li­dade da Linha, com ele­vada pro­cura por parte dos pas­sa­geiros, “re­solvem” o pro­blema afas­tando os utentes que serão obri­gados a en­con­trar al­ter­na­tivas de trans­porte», acusam os utentes.




Mais artigos de: Nacional

Acampamento pela Paz a partir de amanhã em Serpa

JU­VEN­TUDE Serpa acolhe, entre amanhã e do­mingo, o Acam­pa­mento pela Paz, pro­mo­vido pela Pla­ta­forma pela Paz e o De­sar­ma­mento, que agrupa de­zenas de or­ga­ni­za­ções ju­venis ou com acção junto da ju­ven­tude.

CDU quer devolver a Baixa de Coimbra aos munícipes

Em Coimbra, a CDU considera que é «urgente» colocar na ordem do dia a construção e reabilitação da Via Central e reclama a «clarificação» da autarquia sobre o assunto. No dia 18 – em conferência de imprensa junto à Loja do Cidadão, onde se anunciou a marcação de uma Assembleia Municipal...

Grande indústria da madeira coloca abelhas em risco

A Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu (BALAGRI) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) denunciaram, recentemente, a «impunidade» da indústria de transformação de Madeira que aplicou pesticidas no Caramulo e Baixo Vouga para controlar o «gorgulho» dos eucaliptos em plena época de floração de...

CPPC e CGTP recordam legado de Nelson Mandela

No dia em que se assinalaram 100 anos do nascimento de Nelson Mandela, a CGTP-IN e o Conselho Português para a Paz e Coordenação (CPPC) recordaram o legado exemplar de combate, coragem e integridade deixado pelo dirigente histórico do Congresso Nacional Africano. Nos comunicados lançados por estas duas organizações no...