Redução de comboios na Linha do Oeste leva utentes a Lisboa

ACÇÃO A Comissão para a Defesa da Linha do Oeste promove, hoje, dia 26, às 11h00, uma concentração junto ao Ministério do Planeamento e Infraestruturas, contra a redução dos horários dos comboios a partir de 5 de Agosto.

Governo e CP insistem em afastar passageiros da Linha do Oeste

Os novos horários que a CP se prepara para pôr em vigor e que o Governo, através do Ministério do Planeamento e Infraestruturas, deu aval «irão contribuir decisivamente para que o número de passageiros neste eixo diminua significativamente», adverte a CPDLO.

Segundo os utentes, a partir de 5 de Agosto os comboios inter-regional, entre as Caldas da Rainha e Coimbra, são totalmente suprimidos; as ligações a Norte das Caldas da Rainha serão particularmente afectadas, num e noutro sentido; os dois primeiros comboios, da parte da manhã, no sentido de Lisboa, passarão a ter um intervalo entre si de quase seis horas.

A CP vai ainda reduzir o número de composições a diesel e a utilização das mesmas, encurtando o percurso. Para Norte, o comboio só circulará até à estação da Amieira, onde os passageiros terão de fazer transbordo para outro comboio, em direcção a Coimbra ou às Caldas da Rainha. O tempo desta viagem aumentará, para além do incómodo de mais um transbordo.

Para a CPDLO, estas alterações «não irão evitar a supressão de ligações, porque continuará a existir falta de material circulante para compensar avarias e manutenções». «O Governo e a CP, ao invés de tomarem medidas imediatas para repor o material circulante em falta, assegurando a viabilidade da Linha, com elevada procura por parte dos passageiros, “resolvem” o problema afastando os utentes que serão obrigados a encontrar alternativas de transporte», acusam os utentes.




Mais artigos de: Nacional

Acampamento pela Paz a partir de amanhã em Serpa

JUVENTUDE Serpa acolhe, entre amanhã e domingo, o Acampamento pela Paz, promovido pela Plataforma pela Paz e o Desarmamento, que agrupa dezenas de organizações juvenis ou com acção junto da juventude.

CDU quer devolver a Baixa de Coimbra aos munícipes

Em Coimbra, a CDU considera que é «urgente» colocar na ordem do dia a construção e reabilitação da Via Central e reclama a «clarificação» da autarquia sobre o assunto. No dia 18 – em conferência de imprensa junto à Loja do Cidadão, onde se anunciou a marcação de uma Assembleia Municipal...

Grande indústria da madeira coloca abelhas em risco

A Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu (BALAGRI) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) denunciaram, recentemente, a «impunidade» da indústria de transformação de Madeira que aplicou pesticidas no Caramulo e Baixo Vouga para controlar o «gorgulho» dos eucaliptos em plena época de floração de...

CPPC e CGTP recordam legado de Nelson Mandela

No dia em que se assinalaram 100 anos do nascimento de Nelson Mandela, a CGTP-IN e o Conselho Português para a Paz e Coordenação (CPPC) recordaram o legado exemplar de combate, coragem e integridade deixado pelo dirigente histórico do Congresso Nacional Africano. Nos comunicados lançados por estas duas organizações no...