Metro até Loures é prioritário

O pro­lon­ga­mento da rede do Me­tro­po­li­tano de Lisboa ao con­celho de Loures é, para o PCP, pos­sível, ne­ces­sário e pri­o­ri­tário. Num fo­lheto que está a dis­tri­buir à po­pu­lação do con­celho, o Par­tido re­jeita a opção do Go­verno pela trans­for­mação das li­nhas Verde e Ama­rela numa linha cir­cular, um «in­ves­ti­mento gi­gan­tesco que nada vai acres­centar à rede» e que ainda vai de­gradar a linha Ama­rela, trans­for­mando-a numa «li­gação se­cun­dária Te­lheiras-Odi­velas».

Os co­mu­nistas la­mentam que o alar­ga­mento a Loures só es­teja a ser de­fen­dido pelas forças que com­põem a CDU e con­si­deram par­ti­cu­lar­mente la­men­tável a po­sição do PS, que fez deste alar­ga­mento uma ban­deira elei­toral nas au­tár­quicas de Ou­tubro e que, tanto na Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa (AML) como no Go­verno, chumba as pro­postas do PCP que apontam nesse sen­tido. Re­al­çando estar «nas mãos da po­pu­lação, através da luta, obrigar o Go­verno a tomar as op­ções certas», o Par­tido su­blinha que antes de mais «é pre­ciso pôr o Metro a fun­ci­onar, con­tra­tando os tra­ba­lha­dores em falta e au­to­ri­zando as ope­ra­ções de ma­nu­tenção in­dis­pen­sá­veis».

Para lá desta questão con­creta re­la­tiva ao Me­tro­po­li­tano, o fo­lheto in­clui três «pri­o­ri­dades fun­da­men­tais e es­tru­tu­rantes» para con­cre­tizar uma ver­da­deira po­lí­tica de trans­porte pú­blico: alar­ga­mento do passe so­cial in­ter­modal a toda a AML, re­du­zindo custos para os utentes; au­mentar a oferta das ro­do­viá­rias de pas­sa­geiros e a rede de par­ques de es­ta­ci­o­na­mento in­te­grados no sis­tema de trans­portes; voltar a in­vestir no trans­porte fer­ro­viário pe­sado, re­for­çando as li­ga­ções com a rede das ro­do­viá­rias.

 



Mais artigos de: PCP

Vibrante comício na Maia atesta determinação do PCP

PORTO Pros­se­guem em todo o País, em largas cen­tenas de ini­ci­a­tivas, as co­me­mo­ra­ções do 97.º ani­ver­sário do PCP, que de­correm sob o signo do re­forço da sua or­ga­ni­zação, in­ter­venção e in­fluência.

PCP denuncia pressões do IHRU aos moradores

HA­BITAÇÃO O PCP acusa o IHRU de não estar a ac­tu­a­lizar de acordo com a nova lei o valor das rendas aos mo­ra­dores com dí­vidas e aos que con­tes­taram ju­di­ci­al­mente os au­mentos an­te­ri­ores.

Ary dos Santos em encontro de amigos

A sede das Edições Avante!, em Lisboa, acolheu no dia 12 uma sessão sobre Ary dos Santos, organizada por Nuno Gomes dos Santos. Tratou-se, como o próprio afirmou, de uma conversa de amigos, «uma espécie de chá das seis e tal com ele, Zé...

Lavandaria

Depois de o PSD ter dado um mergulho na lixívia mediática em que transformou o seu congresso, no fim-de-semana passado foi a vez do CDS. No caso é o segundo mergulho, já que desde 2016 que Assunção Cristas anda a fingir que não teve nada a ver com o anterior governo, que...