Eleições na Palestina em 2018
Os movimentos de resistência palestinianos Fatah e Hamas apelaram,à comissão eleitoral da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) no final da semana passada, para que inicie os preparativos para a realização de um sufrágio geral (presidencial e legislativo) na Cisjordânia e na Faixa de Gaza até ao final de 2018. Ambos pretendem, ainda, que a ANP fixe uma data depois de proceder a consultas com outras forças políticas palestinianas.
A concretizarem-se, as eleições serão as primeiras a ocorrer nos territórios palestinianos não ocupados por Israel desde 2006.
O apelo surge depois de a Fatah e o Hamas terem concluído, em Outubro, um acordo para a passagem provisória do poder na Cisjordânia e na Faixa de Gaza para a ANP. Contudo, as conversações com o objectivo de reconciliar as várias facções e organizações da resistência palestiniana prosseguem no Cairo, Egipto.
Um dos pontos mais sensíveis é a exigência de que o Hamas (mas não só) entregue as armas, mas o movimento reiterou, anteontem, que o arsenal será transferido para a Cisjordânia, mas «para combater a ocupação», pois considera que «é nosso direito resistir à ocupação [israelita] até que ela termine».