Fidel Castro homenageado
No passado dia 23 de Novembro, a Embaixada de Cuba organizou uma homenagem a Fidel Castro no Museu República e Resistência, em Lisboa, decorrido um ano sobre o seu falecimento. Convidado a participar como membro da direcção do PCP e director do Avante!, Manuel Rodrigues interveio na sessão em que participaram Mercedes Martínez Valdés, embaixadora de Cuba, outros membros do corpo diplomático de Cuba e numerosas individualidades e organizações convidadas.
Na sua intervenção, Manuel Rodrigues sublinhou «a excepcional figura de patriota e de revolucionário comunista que foi Fidel Castro, exemplo de uma vida inteiramente consagrada aos ideais da liberdade, da paz e do socialismo em que, com os seus companheiros de armas, numa epopeia que passou por Moncada e pela heróica guerrilha da Sierra Maestra, libertou Cuba de uma cruel ditadura e que enfrentando a agressão e o bloqueio dos EUA, uniu e mobilizou a energia criadora dos trabalhadores e do povo na construção de uma nova sociedade libertada da exploração e da opressão imperialista, uma sociedade socialista, solidária com a luta libertadora de todos os povos do mundo».
Em nome do PCP e do seu órgão central, o director do Avante! expressou votos de boas vindas à nova embaixadora de Cuba em Portugal, «que chega a um País onde vive um povo de valentes lutadores e cuja Revolução de Abril, mesmo que inacabada, abriu caminhos nunca dantes percorridos ao encontro da amizade e da solidariedade internacionalista, nomeadamente com Cuba e com o seu povo».