Luta na hotelaria prova que salários podem crescer

RESULTADO No hotel Carrís Porto Ribeira foi anteontem, dia 15, alcançado um acordo que prevê aumentos salariais de 30 euros, o que levou à suspensão da greve marcada para ontem.

O crescimento tem de reflectir-se nas condições de trabalho

Image 23360

Só depois de receber o pré-aviso de greve para 16 de Agosto é que a empresa, pertencente ao grupo Carrís Hoteles, com sede em Santiago de Compostela (Galiza, Espanha), se dispôs a negociar, registou o Sindicato da Hotelaria do Norte, ao revelar os termos do acordo e a forma como ele foi conseguido.

Realizaram-se duas reuniões com o sindicato da Fesaht/CGTP-IN, a última das quais nesta terça-feira. Os trabalhadores, reunidos a seguir, recusaram a proposta patronal. Esta, num primeiro contacto com o sindicato, manteve a sua posição. No entanto, posteriormente, comunicou por escrito que afinal aceitava a proposta mínima dos trabalhadores. Estes reivindicavam, nomeadamente:

aumento de 30 euros, nos salários-base até 700 euros, e de dois por cento, nos salários superiores (excepto chefias);
suspensão do «banco» de horas;
inclusão do subsídio nocturno no subsídio de férias;
reavaliação de todos os contratos a termo, tendo em vista passar os trabalhadores ao quadro efectivo;
diligenciar junto da associação patronal Aphort para negociar com o sindicato a revisão do contrato colectivo de trabalho;
marcar uma nova reunião, tendo em vista prosseguir o processo negocial.

«Face aos compromissos assumidos pela empresa, o sindicato decidiu suspender a greve», congratulando-se porque «custou, mas prevaleceu o bom senso», e assinalando que «vale sempre a pena lutar».

O sindicato apresentou mais de 40 cadernos reivindicativos em hotéis, restaurantes, cafés e estabelecimentos similares.

A Fesaht e os sindicatos realçaram a publicação oficial, a 22 de Julho, do novo contrato colectivo de trabalho, de âmbito nacional, que celebraram com a associação patronal Ahresp para o sector de hotéis, aldeamentos turísticos, apartamentos turísticos, pousadas, embarcações turísticas, turismo rural, de habitação e local. Este CCT, que «é equilibrado e garante no essencial todos os direitos dos trabalhadores constantes nas demais convenções colectivas de trabalho», «vem romper com o bloqueamento total das demais associações patronais à negociação colectiva», referiu o sindicato do Norte.

O fecho das negociações, também com a Ahresp, da tabela salarial para a restauração e similares, com efeitos retroactivos a Janeiro, foi também valorizado num comunicado do Sindicato da Hotelaria do Centro.

Os sindicatos insistem que o bloqueio patronal e as graves condições de trabalho contrastam com sucessivos dados sobre os bons resultados das empresas neste sector.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Respostas de luta contra pressões patronais

INDIGNAÇÃO Atropelar um dirigente sindical, abusar de processos disciplinares e pressionar trabalhadores sozinhos são algumas práticas patronais que nos últimos dias suscitaram respostas firmes, incluindo greves.

Vitamealo pagou agora

Desde meados de Julho, foram enviados cheques aos trabalhadores (ou seus herdeiros) que estavam arrolados como credores no processo de falência da Vitamealo Portuguesa, liquidando finalmente uma dívida de mais de duas décadas. Em Abril de 1994, elementos da...

Não cumprir sai caro

A Casa de Saúde da Boavista, no Porto, foi obrigada a pagar mais de 200 mil euros aos trabalhadores, porque recusou uma reclassificação profissional que decorreu da revisão do contrato colectivo de trabalho do sector, em 2010, depois de nove anos de negociações da...

Desempregados desaparecidos

«A redução do desemprego é sempre de valorizar, sobretudo quando resulta da criação de postos de trabalho estáveis e com direitos e não em resultado de expedientes estatísticos e ou administrativos, como se continua a verificar», voltou a comentar a...

PCP pela valorização de pensões

O PCP continuará a lutar pelo aumento real de todas as reformas e pensões, em 2018, fundamental para garantia de autonomia económica e social dos reformados e pensionistas para um efectivo combate à pobreza entre idosos – reafirmou o Partido, no dia 10,...