Edição comemorativa de Dez Dias Que Abalaram o Mundo

Neste ano em que se assinala o centenário da Revolução Socialista de Outubro, as Edições Avante! têm desenvolvido um conjunto de iniciativas, nomeadamente através da edição de várias obras de VI Lénine que há muitos anos se encontravam esgotadas. Entre essas iniciativas, a edição comemorativa de Dez Dias Que Abalaram o Mundo, de John Reed, tem, pelo seu valor político, histórico e literário, uma destacada importância.

Esta edição reproduz o texto das anteriores edições desta editora, que trouxeram pela primeira vez o texto integral para a língua portuguesa, e inclui todos os documentos compilados por John Reed para a edição original. A Nota Introdutória de Lénine, que acompanha o livro, breve mas densa, é a melhor carta de apresentação que a obra poderia ter: «Foi com o maior interesse e sem que a minha atenção abrandasse um só momento que li o livro de John Reed Dez Dias Que Abalaram o Mundo. Recomendo sem reservas a sua leitura aos operários do mundo inteiro. […] Ele apresenta uma exposição verdadeira e muito viva de acontecimentos muito importantes para a compreensão do que é realmente a revolução proletária e a ditadura do proletariado.»

Inclui-se também nesta edição um desenvolvido Posfácio que, além de evocar a obra e a vida do autor, reflecte sobre os avanços e os recuos da experiência do socialismo na União Soviética, sobre as suas conquistas e sobre as consequências da sua derrota, e confirma, na actualidade, o que John Reed escrevera no seu prefácio: «a Revolução Russa é um dos maiores acontecimentos da história da humanidade.»

Além desse novo texto, esta edição comemorativa é também acompanhada por um DVD contendo o célebre filme Outubro, de Sergei Eisenstein, realizado para comemorar o décimo aniversário da Revolução e que retrata os acontecimentos do ano de 1917 até à vitória revolucionária e à aprovação dos decretos sobre a Paz e sobre a Terra.

Ao disponibilizar esta nova edição aos leitores, numa altura em que é cada vez mais evidente a responsabilidade do capitalismo pelos crescentes problemas e perigos que a humanidade enfrenta, as Edições Avante! dão o seu contributo para a divulgação da importância e alcance dos objectivos da Revolução de Outubro e para a afirmação do socialismo como exigência da actualidade e do futuro.



Mais artigos de: PCP

Apoiar os produtores açorianos para aumentar a produção regional

A organização do PCP no arquipélago dos Açores realizou recentemente, com a participação do seu coordenador, Vítor Silva, uma jornadas de trabalho que incidiram fundamentalmente sobre os sectores do Mar e Pescas e da Agricultura. Da agenda das jornadas constaram visitas a...

Direitos políticos dos emigrantes têm que ser salvaguardados

O PCP, através da sua Direcção da Organização na Emigração, emitiu recentemente um comunicado acerca das iniciativas legislativas relativas ao recenseamento eleitoral e à organização do processo eleitoral no estrangeiro, apresentadas pelo Governo, PSD...