Itália resgata dois bancos

O go­verno ita­liano aprovou, dia 25, um de­creto para salvar dois pe­quenos bancos, dis­po­ni­bi­li­zando um total de 17 mil mi­lhões de euros para a ope­ração.

A in­ter­venção cus­tará ao Es­tado, no ime­diato, cerca de cinco mil mi­lhões de euros, se­gundo re­velou o mi­nistro da Eco­nomia e das Fi­nanças, Pier Carlo Pa­doan.

A verba des­tina-se não às en­ti­dades vi­sadas, mas ao grupo ban­cário In­tesa San­paolo, que irá ficar com as suas ac­ti­vi­dades ren­tá­veis.

Trata-se do Banca Po­po­lare di Vi­cenza e do Ve­neto Banca, dois bancos de pe­quena di­mensão em Itália, im­plan­tados es­sen­ci­al­mente na re­gião de Vé­neto, (Nor­deste).

Os res­tantes 12 mil mi­lhões de euros dis­po­ni­bi­li­zados servem para co­brir cré­ditos du­vi­dosos.

A in­ter­venção tem como ob­jec­tivos anun­ci­ados a es­ta­bi­li­zação da eco­nomia da re­gião e a sal­va­guarda dos de­pó­sitos e di­reitos dos afor­ra­dores, bem como dos postos de tra­balho.

O go­verno ita­liano aguarda ainda a au­to­ri­zação de Bru­xelas para pro­ceder à na­ci­o­na­li­zação do Monte dei Paschi di Siena, con­si­de­rado o banco mais an­tigo do mundo em ac­ti­vi­dade, fun­dado em 1472.

 



Mais artigos de: Europa

Estivadores rompem bloqueio do patronato

PORTOS Os es­ti­va­dores de Es­panha for­çaram a as­so­ci­ação pa­tronal a sentar-se à mesa, de­pois de al­can­çarem acordos bi­la­te­rais com ope­ra­dores por­tuá­rios.

Lei da «descomunização» promove fascismo na Polónia

A chamada «lei da descomunização», aprovada pela direita polaca que domina o poder, tem como objectivo falsificar a história e apagar os crimes do fascismo, afirma o Comité Central do Partido Comunista da Polónia, em comunicado divulgado dia 12. Uma extensa lista...

Direita domina municipais em Itália

A aliança de direita dos partidos Força Itália, de Silvio Berlusconi, e Liga Norte, de Matteo Salvini, venceu a segunda volta das eleições municipais parciais realizadas, dia 25, em Itália. Com uma participação de apenas 46 por cento dos eleitores, a direita...

Pilar Social: 20 propostas de retrocesso

No final de Abril, na senda da «reflexão sobre o futuro» da UE, a Comissão apresentava um «Documento de reflexão sobre a dimensão social da Europa»1. Ao mesmo tempo, e sem alarde, uma «Proposta de proclamação...