Lei da «descomunização» promove fascismo na Polónia

A cha­mada «lei da des­co­mu­ni­zação», apro­vada pela di­reita po­laca que do­mina o poder, tem como ob­jec­tivo fal­si­ficar a his­tória e apagar os crimes do fas­cismo, afirma o Co­mité Cen­tral do Par­tido Co­mu­nista da Po­lónia, em co­mu­ni­cado di­vul­gado dia 12.

Uma ex­tensa lista to­po­ní­mica que con­tinua a ex­pandir-se visa não só eli­minar a me­mória de fi­guras li­gadas ao re­gime so­ci­a­lista, mas também de he­róis da re­sis­tência an­ti­fas­cista, muitos dos quais foram mortos pelos nazis. A lista, se­gundo de­nun­ciam os co­mu­nistas po­lacos, in­clui os nomes de oito pes­soas que foram as­sas­si­nadas a 16 de Ou­tubro de 1942, na pri­meira exe­cução pú­blica em Var­sóvia pelo ocu­pante nazi.

A ten­ta­tiva de re­es­crever a his­tória vai ao ponto de se pre­tender al­terar o nome da Rua das Ví­timas de Aus­chwitz, na ci­dade de Bres­lávia, que evoca mais de um mi­lhão de pes­soas as­sas­si­nadas no co­nhe­cido campo de con­cen­tração.

En­tre­tanto, com a par­ti­ci­pação do Ins­ti­tuto da Me­mória Na­ci­onal, na­ci­o­na­listas e ban­didos são pro­mo­vidos a novos he­róis. Mesmo aqueles que per­pe­traram crimes de guerra e lim­pezas ét­nicas têm hoje os seus nomes em placas de rua.

Em si­mul­tâneo, grupos na­ci­o­na­listas e ne­o­fas­cistas ac­tuam com toda a im­pu­ni­dade, or­ga­nizam mar­chas e ou­tras ac­ções de pro­pa­ganda, sendo apoi­ados por ins­ti­tui­ções do Es­tado e pela Igreja Ca­tó­lica, sa­li­enta o Par­tido Co­mu­nista da Po­lónia, ape­lando à re­sis­tência so­cial.

 



Mais artigos de: Europa

Estivadores rompem bloqueio do patronato

PORTOS Os es­ti­va­dores de Es­panha for­çaram a as­so­ci­ação pa­tronal a sentar-se à mesa, de­pois de al­can­çarem acordos bi­la­te­rais com ope­ra­dores por­tuá­rios.

Itália resgata dois bancos

O governo italiano aprovou, dia 25, um decreto para salvar dois pequenos bancos, disponibilizando um total de 17 mil milhões de euros para a operação. A intervenção custará ao Estado, no imediato, cerca de cinco mil milhões de euros, segundo revelou o ministro da...

Direita domina municipais em Itália

A aliança de direita dos partidos Força Itália, de Silvio Berlusconi, e Liga Norte, de Matteo Salvini, venceu a segunda volta das eleições municipais parciais realizadas, dia 25, em Itália. Com uma participação de apenas 46 por cento dos eleitores, a direita...

Pilar Social: 20 propostas de retrocesso

No final de Abril, na senda da «reflexão sobre o futuro» da UE, a Comissão apresentava um «Documento de reflexão sobre a dimensão social da Europa»1. Ao mesmo tempo, e sem alarde, uma «Proposta de proclamação...