PCP solidário com a América Latina

Image 22864

Deputados do Parlamento Europeu e de diversos parlamentos da América Latina reuniram-se, de 22 a 24 de Maio, em Florença, na Assembleia Parlamentar Euro-Latino Americana (EUROLAT).

João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu e vice-presidente da EUROLAT integrou a delegação do Grupo Confederal Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) que participou nos trabalhos.

No âmbito da Assembleia, os deputados do GUE/NGL e da esquerda progressista latino-americana discutiram a situação política e social de ambos os continentes e os desafios que se colocam aos povos ante a ofensiva imperialista, tendo elaborado uma Declaração Comum que foi subscrita por deputados de Portugal, Espanha, Itália, Argentina, Bolívia, Cuba, Nicarágua, Uruguai e Venezuela.

Realizou-se igualmente uma Acção de Solidariedade com a América Latina organizada pelo Partido da Refundação Comunista com o apoio do GUE/NGL, onde tomaram a palavra deputados do GUE/NGL e da América Latina.

A sessão institucional da EUROLAT foi marcada por um inaceitável discurso de ingerência e com tiques coloniais proferido pelo presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, com palavras ofensivas dirigidas contra a República Bolivariana da Venezuela.

Esta intervenção, sem direito de debate e contraditório, motivou uma legítima e digna reacção imediata por parte dos deputados venezuelanos do Bloco da Pátria aí presentes, que abandonariam a sala em protesto, secundados pelos deputados do GUE/NGL e por deputados da Argentina, Bolívia, Cuba, Nicarágua e Uruguai, que assim se solidarizaram com a República Bolivariana da Venezuela.

Os deputados das forças progressistas e de esquerda de ambos os continentes divulgaram ainda uma declaração repudiando a intervenção do presidente do Parlamento Europeu. Uma posição no mesmo sentido foi tomada pelos deputados do GUE/NGL da EUROLAT.

A próxima sessão plenária da EUROLAT terá lugar, em Setembro deste ano, em El Salvador, país que também receberá a Cimeira UE-CELAC.

 



Mais artigos de: Europa

Milhares marcham pela dignidade em Espanha

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 27, em Madrid, para rejeitar a política do governo conservador e exigir condições de trabalho e salários dignos.

Macron abre ofensiva laboral

O recém-eleito presidente de França marcou o início do seu mandato com a abertura do processo de reforma das leis laborais, prioridade do seu programa que pretende concretizar até final do Verão. Com esse objectivo, Emmanuel Macron recebeu, dia 23, no palácio do Eliseu, os...

O pacote da Primavera do Semestre Europeu

A Comissão Europeia apresentou no passado dia 22 de Maio o seu pacote da Primavera com um conjunto de decisões relevantes para Portugal. A leitura das conclusões e dos documentos anexos representa um exercício obrigatório para quem ainda tenha dúvidas...