- Nº 2270 (2017/06/1)

PCP solidário com a América Latina

Europa

Image 22864

Deputados do Parlamento Europeu e de diversos parlamentos da América Latina reuniram-se, de 22 a 24 de Maio, em Florença, na Assembleia Parlamentar Euro-Latino Americana (EUROLAT).

João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu e vice-presidente da EUROLAT integrou a delegação do Grupo Confederal Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) que participou nos trabalhos.

No âmbito da Assembleia, os deputados do GUE/NGL e da esquerda progressista latino-americana discutiram a situação política e social de ambos os continentes e os desafios que se colocam aos povos ante a ofensiva imperialista, tendo elaborado uma Declaração Comum que foi subscrita por deputados de Portugal, Espanha, Itália, Argentina, Bolívia, Cuba, Nicarágua, Uruguai e Venezuela.

Realizou-se igualmente uma Acção de Solidariedade com a América Latina organizada pelo Partido da Refundação Comunista com o apoio do GUE/NGL, onde tomaram a palavra deputados do GUE/NGL e da América Latina.

A sessão institucional da EUROLAT foi marcada por um inaceitável discurso de ingerência e com tiques coloniais proferido pelo presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, com palavras ofensivas dirigidas contra a República Bolivariana da Venezuela.

Esta intervenção, sem direito de debate e contraditório, motivou uma legítima e digna reacção imediata por parte dos deputados venezuelanos do Bloco da Pátria aí presentes, que abandonariam a sala em protesto, secundados pelos deputados do GUE/NGL e por deputados da Argentina, Bolívia, Cuba, Nicarágua e Uruguai, que assim se solidarizaram com a República Bolivariana da Venezuela.

Os deputados das forças progressistas e de esquerda de ambos os continentes divulgaram ainda uma declaração repudiando a intervenção do presidente do Parlamento Europeu. Uma posição no mesmo sentido foi tomada pelos deputados do GUE/NGL da EUROLAT.

A próxima sessão plenária da EUROLAT terá lugar, em Setembro deste ano, em El Salvador, país que também receberá a Cimeira UE-CELAC.