Breves
Alpiarça
Dia 24, militantes do PCP e activistas da CDU abordaram a situação política e a gestão autárquica do concelho, fizeram o balanço do actual mandato e apontaram objectivos para os próximos quatro anos.
Na reunião, foram criados grupos de trabalho para o desenvolvimento normal de todo o trabalho de preparação das listas. A primeira apresentação de candidatos tem lugar no dia 9 de Junho e conta com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.
Aveiro
Miguel Viegas, cabeça de lista da CDU à Câmara de Aveiro, acompanhado de Manuel Reis, da Comissão Concelhia do PCP, esteve reunido, dia 20, com a Associação dos Utentes de Serviços de Saúde de Aveiro para trocar informações sobre a evolução do sector e as necessidades actuais. Neste concelho existem quase 12 mil utentes sem médico de família.
Mais recentemente, o candidato, desta vez acompanhado de Filipe Guerra, eleito da CDU na Assembleia Municipal, reuniu com a União dos Sindicatos de Aveiro. Entre os vários problemas, ao nível da população desempregada, constata-se uma elevada proporção de mulheres e jovens, merecendo igualmente destaque pela negativa o desemprego de longa duração.
Ovar
Dando sequência ao contacto com as instituições locais, a CDU reuniu, recentemente, com o comando da PSP da Esquadra de Ovar. A delegação – constituída por Carlos Jorge Silva, candidato à Câmara Municipal, Paulo Pereira e José Sona, membros da Comissão Concelhia do PCP – tomou conhecimento do trabalho desenvolvido pela esquadra no concelho, assim como das suas necessidades e constrangimentos. Uma das maiores carências evidenciadas decorre do facto de as instalações, pertencentes ao município de Ovar, mas que são da competência do Estado Central, estarem degradadas e desadequadas tendo em conta a exigência dos serviços realizados, necessitando de obras urgentes.
Gonçalo
O candidato da CDU à presidência da Junta de Freguesia de Gonçalo, Guarda, é Ladislau Horta, operário (reformado), 61 anos. É membro da Comissão de Freguesia do PCP e sócio dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo.
Coimbra
Uma delegação da CDU integrando Manuel Pires da Rocha, eleito e candidato à presidência da Assembleia Municipal, reuniu, dia 23, com o núcleo de Coimbra da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes. O objectivo do encontro foi conhecer melhor a realidade das associações e das suas dificuldades, assim como identificar problemas de pessoas com deficiência em geral e em particular identificar pontos negros de acessibilidades e obstáculos urbanísticos no concelho.
A Coligação PCP-PEV anunciou, entretanto, que Jorge Mendes vai recandidatar-se à presidência da União das Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, cargo que ocupa desde 2013. O candidato é assistente técnico no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Freguesias. Foi presidente da Junta de Freguesia de Ameal durante três mandatos.
Anadia
Dia 20, no Anfiteatro da Cúria, foram apresentados os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia de Anadia, Fátima Flores (professora aposentada e membro do Partido Ecologista «Os Verdes») e Rui Bastos (professor na Escola de Vilarinho do Bairro), respectivamente. Anunciados foram também os candidatos à presidência da Junta de Freguesia de Sangalhos, Joaquim Mota, e da União de Freguesias de Arcos e Mogofores, João Flores.
A sessão foi moderada por Joaquim Mota, da Concelhia de Anadia do PCP, contando ainda com a presença de Miguel Martins, do PEV, e de Carla Martins, do Secretariado da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP.
Famalicão
A CDU apresentou, dia 20, os seus cabeças de lista às freguesias do concelho de Famalicão: Riba de Ave, António Andrade, 61 anos, técnico de farmácia; Pedome, António Costa, 75 anos, carpinteiro reformado; Ruivães e Novais, Xavier Sampaio, 39 anos, carteiro; Fradelos, Fernando Costa, 40 anos, operário na Continental-Mabor.
A sessão contou com a presença de Domingos Costa e Daniel Sampaio, respectivamente, cabeças de lista à Câmara e Assembleia municipais, e de Barbosa da Silva, mandatário concelhio.
Penacova
Isabel Santos Bem Haja, 48 anos, enfermeira, é a candidata da CDU à Câmara de Penacova. É membro da Comissão Concelhia do PCP, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e representante dos trabalhadores para a área da Segurança e Saúde no Trabalho do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
A lista à Assembleia Municipal é encabeçada por Álvaro Miranda, 53 anos, encarregado do Serviço de Alimentação do Hospital Sobral Cid, do CHUC, e presidente da Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro.
S. Pedro do Sul
João Pinheiro, independente proposto pelo PCP, encabeça a lista da CDU à Câmara de S. Pedro do Sul. O candidato, licenciado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em Engenharia Electrotécnica, é professor.
O advogado João Carlos Gralheiro, militante do PCP, é o candidato à presidência da Assembleia Municipal.
Arcos de Valdevez
No dia 27, a CDU apresentou Filipe Faro, 37 anos, autor e tradutor, membro da Comissão Concelhia e da Direcção Regional de Viana do Castelo do PCP, como o seu candidato à presidência da Câmara de Arcos de Valdevez. Romão Araújo, 27 anos, jurista, independente, encabeça a lista à Assembleia Municipal.
Campolide
Maria José Arnaldo, 58 anos, oficial do Registo Civil, é a candidata da CDU à presidência da Junta de Freguesia de Campolide, Lisboa. É delegada sindical e membro dos corpos sociais da Cooeperativa de Habitação Bela Flor.
Valongo
Com 28 anos, Carlos Bernardo encabeça a lista da CDU à Assembleia de Freguesia de Valongo. É licenciado em Bioquímica e mestre em Biologia e em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais: Segurança e Emergência.
Teixoso e Sarzedo
Adélia Lopes (44 anos, auxiliar dos Serviços Gerais) é a primeira candidata da CDU à Assembleia da União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo. Foi delegada sindical do sector têxtil e integra a Comissão de Festas dos Amigos da Atalaia.
Guimarães
No dia 21 de Maio, Torcato Ribeiro, vereador e candidato da CDU à presidência da Câmara de Guimarães, e Mariana Silva, candidata à Assembleia Municipal, acompanhados de dirigentes e activistas locais, reuniram com a Irmandade da Penha. O encontro permitiu abordar o futuro da Penha e os projectos, em consideração no momento, com vista a um maior desenvolvimento e aproveitamento das potencialidades naturais deste local. Posteriormente efectuaram uma visita a vários pontos da Penha.
Entretanto, a CDU anunciou que o seu candidato à presidência da Junta da União de Freguesias de Conde e Gandarela é Jorge Machado. Com 44 anos, o cabeça de lista tem uma longa ligação ao movimento associativo.
Em Brito, o primeiro nome na lista da Coligação PCP-PEV à Assembleia da Junta de Freguesia é Margarida Gouveia, 61 anos. Integra a Comissão Concelhia de Guimarães e a Direcção Regional de Braga do PCP.
Eduardo Lobo, 54 anos, é o candidato da CDU à presidência da Junta de Freguesia de Azurém. Tem um longo percurso associado ao exercício do Poder Local e principalmente ao movimento associativo da freguesia e do concelho de Guimarães.
Loures
No dia 23, a CDU realizou um jantar com comerciantes e empresários do concelho de Loures. Bernardino Soares, que se recandidata à presidência da autarquia, fez um balanço do actual mandato e apresentou as principais linhas do programa eleitoral da Coligação PCP-PEV na área do Desenvolvimento Económico.
Lagos
Os candidatos da CDU à presidência da Câmara e da Assembleia municipais de Lagos, respectivamente, Ana Lagos (52 anos, técnica superior no Centro de Emprego e Formação Profissional) e José Manuel de Oliveira (ex-vereador e membro da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP), estiveram, dia 19, no Chinicato, localidade da Freguesia de São Sebastião. No sábado, 20, os agora eleitos na Assembleia Municipal visitaram o Mercado da Reforma Agrária.
Madeira
O Centro Cívico de São Martinho, no Funchal, acolheu, dia 27, a Conferência Regional Autárquica da CDU. Na iniciativa foram definidas as principais prioridades para dar solução aos problemas e à promoção do desenvolvimento e progresso locais.