Vandalismos no Côa

Foi aprovado o requerimento do PCP para ouvir o ministro da Cultura sobre os recentes actos de vandalismo nas gravuras rupestres do Parque Arqueológico de Côa.

Além de Luís Filipe Castro Mendes, que deverá ser ouvido na comissão de Cultura em Junho, prevê-se que também prestem esclarecimentos sobre a situação no Côa Parque a Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, o Conselho Internacional de Museus, a Comissão de Trabalhadores da Fundação Côa Parque e a Associação dos Arqueólogos Portugueses.

A Fundação Côa Parque informou no final de Abril ter havido o que considerou ser um «inqualificável» atentado contra uma das rochas do parque arqueológico, na qual está representada uma figura humana com cerca de 15 mil anos.

Em causa está a falta de vigilância, devido aos cortes brutais nos últimos anos, que permitiu que mãos criminosas atentassem contra uma obra classificada como Património Mundial desde 1998.




Mais artigos de: Assembleia da República