CDU apresenta trabalho ao serviço das populações de Coimbra

COIMBRA A CDU apresentou, dia 29, os seus cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente, Francisco Queirós e Manuel Pires da Rocha. Jerónimo de Sousa participou na sessão.

A CDU tem provas dadas e trabalho realizado no concelho

Image 22663

Na cantina do Pólo II da Universidade de Coimbra, onde estiveram mais de 150 pessoas, o Secretário-geral do PCP, a encerrar a sessão, destacou que os dois candidatos ali apresentados, Francisco Queirós e Manuel Pires da Rocha, têm «uma larga experiência» e «provas dadas ao serviço das populações, conhecedores da realidade, dos problemas e dos desafios que se colocam ao desenvolvimento do seu concelho e de toda esta região».

«Candidatos que, estamos certos, vão contar com o apoio de muitos mais homens e mulheres deste concelho que, com o seu apoio e o seu voto, vão reforçar a CDU e elevar a nossa Coligação [PCP-PEV] para mais elevados níveis de responsabilidade e intervenção na gestão e definição da política municipal», garantiu.

Ainda sobre o «combate eleitoral» que agora se inicia, Jerónimo de Sousa manifestou convicção de que «é possível dar novos passos no desenvolvimento dos problemas deste concelho de Coimbra e um salto qualitativo na luta pela alternativa no plano nacional, capaz de fazer de 2017, com a luta dos trabalhadores e do povo, um tempo de novos e mais decididos avançados».

«Temos um passado de realização nas autarquias e um projecto alternativo de esquerda no Poder Local que não deixam dúvidas quanto ao sentido e rumo da nossa intervenção na defesa do interesse público e das populações», afiançou, frisando, com toda a convicção, que «a CDU vale a pena» pelo «trabalho positivo e eficaz que desenvolve, pelas suas propostas, pela seriedade, isenção e sentido de responsabilidade que os eleitos colocam no exercício das suas funções, pela voz que dá nas autarquias aos problemas, aspirações e reclamações das populações».

«Vamos para estas eleições com a confiança e a convicção de que é possível dar um significativo impulso no reforço eleitoral da CDU», afirmou o Secretário-geral do PCP.

Percurso de trabalho
Na iniciativa intervieram ainda os candidatos da Coligação PCP-PEV à presidência da Câmara e da Assembleia Municipal de Coimbra, que foram apresentados por Paulo Coelho, do Partido Ecologista «Os Verdes».

Também Francisco Queirós garantiu haver condições de «reforçar a CDU, de confirmar a confiança e o reconhecimento das populações por este nosso percurso de trabalho, com honestidade e competência». «Nunca será demais relembrar que a CDU tem provas dadas, trabalho realizado nas assembleias de freguesia e nos seus executivos em que é maioria (Cernache, U.F. de Ameal, Taveiro e Arzila e São João do Campo), bem como nas restantes onde tem eleitos, na Assembleia e Câmara Municipal», referiu. Valorizou ainda a «obra feita e reconhecida, onde há desempenho de funções executivas e também trabalho na mobilização das populações, na transmissão das suas reivindicações, na denúncia e na apresentação de propostas».

Obra realizada
Relativamente às competências municipais delegadas à CDU no executivo «há obra realizada», assegurou o, também, vereador responsável por Promoção e Reabilitação Urbana; Gestão do Parque de Habitação; Gabinete Médico-Veterinário.

Na «área de gestão de bairros municipais e de habitação social temos obra feita, em curso e também prestes a começar», adiantou, recordando que o governo anterior (PSD/CDS), ao suspender o Programa Prohabita, lesou Coimbra «em mais de seis milhões de euros destinados ao realojamento de munícipes com a requalificação de bairros municipais». «Este programa, a que a autarquia se candidatou, previa o realojamento de cerca de 550 famílias, mas ficou a meio, por imposição do governo», criticou.

Face a tal facto, na Câmara, a CDU «propôs a continuação da requalificação da habitação social através de orçamento municipal», proposta «aprovada, quer no executivo anterior, quer de novo no actual», o que permitiu requalificar habitações nos bairros do Planalto do Ingote, no Bairro da Fonte da Talha. Segundo Francisco Queirós, prossegue a requalificação do Bairro de Celas e avança-se, através de um novo programa comunitário, para a requalificação do Bairro da Fonte do Castanheiro.

Simultaneamente, acrescentou, «preparam-se diversas candidaturas para requalificação e melhoria da eficiência energética em diversos bairros» e «há obra em curso ou a começar em 30 fogos da Baixa, todos aqueles que pertencem à Câmara e que serão destinados a habitação social».

No que diz respeito aos serviços médico-veterinário, a CDU também faz a diferença. No canil/gatil, introduziu-se «uma nova política de bem-estar para os animais, efectuando-se uma alteração profunda e radical no paradigma de funcionamento e de serviço à população», sublinhou Francisco Queirós.




Mais artigos de: Autárquicas

Continuar a construir o futuro no concelho do Seixal

SEIXAL A Sociedade Filarmónica Operária Amorense acolheu, dia 29, a apresentação pública dos cabeças de lista da CDU aos órgãos autárquicos do concelho, candidatos com uma visão de desenvolvimento e de futuro.

Recuperar na Amadora a centralidade perdida

AMADORA Uma gestão autárquica que dê prioridade à população é o mote da candidatura da CDU aos órgãos municipais da Amadora, cujos cabeças-de-lista foram apresentados, sábado, 29 de Abril.

Alternativa de confiança para a Maia

Ana Virgínia Pereira e Alfredo Maia são os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal. João Veloso, professor de Linguística Geral e Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e coordenador científico do Centro de Linguística...

Novo rumo para o Cadaval

Ricardo Miguel e Brizelinda Marques foram apresentados, dia 23, como os candidatos da CDU à presidência da Câmara e Assembleia Municipal de Cadaval, respectivamente. Na sessão, que contou com a presença de Gonçalo Tomé, do Comité Central do PCP, Brizelinda...

Combate ao trabalho precário em Famalicão

Em Vila Nova de Famalicão, Domingos Costa (oficial de justiça aposentado, eleito na Assembleia Municipal e do executivo da Direcção da Organização Regional de Braga do PCP), e Daniel Sampaio (desenhador, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias...

Vereador do PCP detido por questionar obra ilegal

Anteontem, terça-feira, Clemente Alves, vereador eleito nas listas da CDU e candidato à presidência da Câmara de Cascais, foi detido por agentes da PSP, quando participava numa acção de protesto convocada por um grupo de moradores da Quinta da...

Breves

BombarralA CDU apresentou, dia 25, os seus primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal do Bombarral, respectivamente, Maria de Los Angeles (59 anos, professora de história) e Samuel Silva (37 anos, engenheiro civil e empresário).Na sua intervenção, a...