Sem respostas na Saúde

Os problemas colocados ao secretário de Estado da Saúde, quando este visitou a Urgência do Hospital de Portimão, no início de Dezembro, continuam sem resposta e as autorizações para contratação de profissionais no Centro Hospitalar do Algarve são uma falácia – protestou a direcção regional de Faro do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

O SEP/CGTP-IN, numa nota divulgada a 23 de Janeiro, recordou que àquele governante foi entregue um exemplar do manifesto «Por condições de trabalho dignas e cuidados de saúde de qualidade e segurança». Do documento, dirigido ao ministro da Saúde, foi dado conhecimento a outras entidades, como a administração do CHA, a ARS Algarve, a direcção-geral da Saúde, a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde, a Entidade Reguladora da Saúde, a comissão parlamentar de Saúde, o presidente da CM Portimão e a AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve).

Passado mais de um mês, «o manifesto, que descreve a situação vivida diariamente na Urgência de Portimão e aponta propostas de solução para melhorar a segurança dos utentes e profissionais, não mereceu resposta de nenhuma das entidades oficiais e tudo continua na mesma».

Sobre as anunciadas autorizações para contratar enfermeiros, o SEP acusa que se trata de «uma verdadeira falácia», pois visam apenas substituir saídas ou regularizar vínculos, nada contribuindo para colmatar a falta de 483 profissionais, como decorre dos cálculos das «dotações seguras».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Fiequimetal marca quinzena

Greves, concentrações e outras acções de massas, vão dar corpo à «quinzena de acção e luta» que a Fiequimetal/CGTP-IN está a preparar para o período entre 23 de Fevereiro e 10 de Março.

Mantém-se a ameaça

«Não está afastada» a ameaça da privatização de funções sociais do Estado, como a Educação, a Saúde e a Segurança Social, que em tempos se pretendeu «municipalizar», por via de uma falsa «descentralização», alertou o STAL/CGTP-IN.

TSU rejeitada pela luta

«Este é o resultado de uma luta permanente, que tornou possível o que parecia impossível», salientou a CGTP-IN, ao saudar a rejeição na AR da redução da contribuição patronal para a Segurança Social.

Dia Nacional do Sargento

Para comemorar o 31 de Janeiro, como Dia Nacional do Sargento, centenas de militares estão a participar, por todo o País, em iniciativas promovidas pela Associação Nacional de Sargentos e também em convívios de pessoal de várias unidades. A celebração...

Plenário de luta na Carristur

No plenário realizado a 26 de Janeiro, em Cabo Ruivo, os trabalhadores da Carristur decidiram mandatar os delegados e dirigentes sindicais para «procederem à criação das condições necessárias» para uma deslocação colectiva à...

Não docentes em greve amanhã

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais espera que a luta de todo o pessoal não docente (funcionários auxiliares, administrativos e outros) das escolas e jardins-de-infância da rede pública, convocada para...