Luta nas cantinas
Caso não recebam até ao fim do dia de hoje os seus salários, os trabalhadores da Solnave no serviço de alimentação do Hospital da Guarda vão realizar uma concentração, no dia 2, sexta-feira, na entrada principal, informou ontem o Sindicato da Hotelaria do Centro.
No dia 28, segunda-feira, os trabalhadores dos serviços de alimentação dos hospitais de Santa Cruz, São Francisco Xavier e Egas Moniz (Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental) concentraram-se, durante a manhã, na entrada principal deste último. O protesto, organizado pelo Sindicato da Hotelaria do Sul, teve por objectivo contestar o ataque ao Acordo de Empresa e aos direitos nele inscritos, num processo que foi desencadeado pelo facto de a SUCH, concessionária daqueles serviços, os ter subconcessionado à Eurest. A acção visou ainda exigir aumentos salariais, protestar contra a precariedade e contra os elevados ritmos de trabalho, e reclamar o pagamento do trabalho prestado em dias feriados.
No dia 6, vão fazer greve os trabalhadores do refeitório da TAP no aeroporto de Lisboa, antecipando a participação numa greve nacional do sector, que os sindicatos e a Fesaht/CGTP-IN marcaram para dia 9.