Sessões de apresentação

Para apresentação pública de «Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical 1977 a 1989», o Secretário-geral da CGTP-IN iria estar ontem, ao fim da tarde, em Évora, na Associação Povo Alentejano, numa sessão organizada pela União dos Sindicatos do Distrito de Évora.

Arménio Carlos, com Américo Nunes e José Ernesto Cartaxo, co-autores do livro e também participantes na história que ele trata, têm participado em várias sessões, desde o lançamento desta obra, no dia 11 de Outubro, no Teatro da Trindade, em Lisboa, no quadro das comemorações do 46.º aniversário da central, nomeadamente:
no dia 17 de Novembro, no bar da Casa da Cultura de Beja;
no dia 19, no salão nobre da Câmara Municipal da Covilhã;
no dia 25, na ESECS do Instituto Politécnico de Leiria.

Nestas sessões, promovidas pelas estruturas distritais da CGTP-IN, participaram actuais e antigos dirigentes sindicais, os presidentes das câmaras municipais de Beja e da Covilhã, vários trabalhadores que viveram (como alguns voltaram a recordar em breves intervenções) acontecimentos relatados neste segundo volume de um trabalho iniciado para as comemorações do 40.º aniversário da Intersindical Nacional. O primeiro volume, «Das Raízes até 1977», foi lançado em Janeiro de 2011.

Sobre este trabalho, publicamos um artigo de José Ernesto Cartaxo.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Agir na base pelos salários

Para assegurar o aumento geral dos salários e a concretização do reivindicado aumento do salário mínimo nacional para 600 euros, em 2017, a CGTP-IN definiu como prioridade intensificar a acção reivindicativa nos locais de trabalho.

Lutar por salários e carreiras

O compromisso de reforçar a luta e o desenvolvimento da acção reivindicativa foi reafirmado e salientado pela Direcção Nacional do STAL, ao perspectivar a actividade sindical para o próximo ano.

Luta nas cantinas

Caso não recebam até ao fim do dia de hoje os seus salários, os trabalhadores da Solnave no serviço de alimentação do Hospital da Guarda vão realizar uma concentração, no dia 2, sexta-feira, na entrada principal, informou ontem o...

Impasse suspeito na Saúde

«As áreas de diagnóstico e terapêutica seriam um grande negócio para o sector privado, razão mais do que suficiente para serem “esmagadas” no sector público, tornando-as pouco atractivas e com retribuições salariais em...

Fidel e Cuba são exemplo

Na mensagem de condolências que a CGTP-IN enviou, em nome dos trabalhadores portugueses, à Central de Trabalhadores de Cuba, no dia 26, salienta-se que Fidel Castro «foi um combatente de toda a vida, um líder excepcional, um homem que soube reunir as melhores forças dos trabalhadores e...