Em audição promovida pelo PCP

Acessibilidades das pessoas com deficiência

«Acessibilidades para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida: pelo direito à mobilidade, integração e autonomia». Foi este o lema que presidiu à audição pública realizada pelo Grupo Parlamentar do PCP no passado dia 23 de Maio com vista a recolher contributos e opiniões sobre a temática das acessibilidades e mobilidade das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Por via dos valiosos testemunhos e experiências ali transmitidos, aprofundado foi o conhecimento do Grupo comunista sobre a realidade e problemas com que se confrontam estes concidadãos, designadamente no meio edificado e pedonal, nos transportes e na vida quotidiana.

Empenhado como está na promoção dos direitos das pessoas com deficiência, na lei e na vida, o PCP fica assim mais apto para desenvolver uma acção qualificada nesse sentido, consciente que está também que o «papel fundamental é desempenhado pelos próprios, pelas suas organizações representativas, pelos seus pais ou tutores».

Participaram nesta iniciativa da bancada comunista, para além de outras personalidades em nome individual, as seguintes entidades: ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, ANDST – Associação Nacional de Deficientes Sinistrados do Trabalho, APD – Associação Portuguesa de Deficientes, APS – Associação Portuguesa de Surdos, Câmara Municipal de Loures, CNOD – Confederação Nacional de Organismos de Deficientes, Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, e SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Respeitem a nossa soberania!

Jerónimo de Sousa voltou a repudiar as ingerências das instituições europeias nas opções políticas nacionais, exigindo que respeitem a nossa soberania, e defendeu a necessidade de ser prosseguida a correcção das injustiças geradas pelo governo do PSD e do CDS.

Travar a concorrência ilegal

Baixou à comissão, sem votação, para apreciação na especialidade, o projecto de lei do PCP que prevê o reforço de «medidas dissuasoras da actividade ilegal no transporte em táxi».

Pelo combate firme à precariedade

O PCP tem propostas concretas para combater a precariedade na estiva. Um projecto de resolução nesse sentido está em pleno processo legislativo no Parlamento.

Solidariedade em voto do PCP

Um voto de solidariedade apresentado pelo PCP com os povos da América Latina e Caraíbas «vítimas de acções de ingerências e desestabilização», como se titula no texto, foi aprovado pelo Parlamento em três dos seus cinco pontos. Rejeitados, com os...