- Nº 2218 (2016/06/2)
Em audição promovida pelo PCP

Acessibilidades das pessoas com deficiência

Assembleia da República

«Acessibilidades para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida: pelo direito à mobilidade, integração e autonomia». Foi este o lema que presidiu à audição pública realizada pelo Grupo Parlamentar do PCP no passado dia 23 de Maio com vista a recolher contributos e opiniões sobre a temática das acessibilidades e mobilidade das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Por via dos valiosos testemunhos e experiências ali transmitidos, aprofundado foi o conhecimento do Grupo comunista sobre a realidade e problemas com que se confrontam estes concidadãos, designadamente no meio edificado e pedonal, nos transportes e na vida quotidiana.

Empenhado como está na promoção dos direitos das pessoas com deficiência, na lei e na vida, o PCP fica assim mais apto para desenvolver uma acção qualificada nesse sentido, consciente que está também que o «papel fundamental é desempenhado pelos próprios, pelas suas organizações representativas, pelos seus pais ou tutores».

Participaram nesta iniciativa da bancada comunista, para além de outras personalidades em nome individual, as seguintes entidades: ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, ANDST – Associação Nacional de Deficientes Sinistrados do Trabalho, APD – Associação Portuguesa de Deficientes, APS – Associação Portuguesa de Surdos, Câmara Municipal de Loures, CNOD – Confederação Nacional de Organismos de Deficientes, Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, e SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.