Defender o trabalho na Açoreana
O Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins (Sinapsa) pretende que o Governo garanta que «não serão, mais uma vez, os trabalhadores a suportar o desgoverno daqueles que lideram as empresas e o País», afirma-se em comunicado divulgado pela organização representativa. Nesse sentido, exige que o executivo do PS assegure que o eventual comprador da Açoreana se comprometa a manter os postos de trabalho na seguradora, até agora detida pelo Banif.
Como noutros processos ocorridos no sector dos seguros, nos quais têm ficado patentes a gestão ruinosa e a permissividade das instituições públicas de regulação financeira para com aquela, o Sinapsa rejeita que os novos donos da Açoreana fiquem com a carteira de clientes e outros activos, reservando para os trabalhadores [cerca de 700] «a angústia do futuro» e a «incerteza de continuar a ter trabalho ou ser despedido».
Em defesa dos postos de trabalho, o Sinapsa associou-se à petição pública dinamizada pela comissão de trabalhadores, que pode ser subscrita em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79811, e solicitou reuniões urgentes aos ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e das Finanças.