AR debate Projecto de Lei do PEV

Combater a obesidade infantil

Amanhã, 5, vai ser discutido na Assembleia da República um Projecto de Lei do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) que visa regular a publicidade a produtos alimentares, dirigidos a crianças e jovens, alterando o Código da Publicidade.

«Vários estudos assinalam o crescimento da obesidade infantil, pré-adolescente e adolescente para números chocantes. Sabe-se, também, que a alimentação e a aprendizagem alimentar das crianças é determinante na saúde e na prevenção da obesidade», refere o PEV, considerando «inegável o papel cada vez mais preponderante que os meios de multimédia (televisão e internet) desempenham enquanto transmissores de informação e conteúdos às crianças e jovens, com um poder e eficácia na influência de comportamentos, sendo que os spots e filmes publicitários que apelam ao consumo de alimentos pobres em nutrientes e muito ricos em gorduras, açúcar, sal e aditivos químicos, constituem parte de um problema mais vasto que é o da falta de educação para uma alimentação saudável».

Em 2006, os ecologistas já tinham apresentado um Projecto de Lei sobre a mesma matéria, partindo do princípio de que a publicidade a alimentos visando os jovens leva a práticas alimentares erradas e que essas práticas levam a doenças como a obesidade.




Mais artigos de: Nacional

Carta a António Costa

A Confederação MURPI manifesta a sua profunda preocupação com a grave situação em que vivem milhares de reformados e pensionistas em Portugal.

Luta no Algarve

As comissões de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do Algarve vão realizar acções de luta junto de alguns centros de saúde da região, no dia 12, e dos hospitais de Faro, Lagos e do Barlavento Algarvio, no dia 13.

Superior para todos

Num abaixo-assinado dirigido ao Governo, os estudantes do Ensino Superior reclamam melhores condições e «mais e melhor Acção Social Escolar» (ASE).

JCP contra aumento <br>de propinas

A Direcção Central do Ensino Superior da JCP manifestou-se, no início da semana, contra o aumento das propinas no próximo ano lectivo. Segundo notícias avançadas recentemente, a propina mínima aumentará 32,5 euros e a máxima...

Força de bloqueio a direitos

Para o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), a decisão do Presidente da República (PR) de devolver para apreciação à Assembleia da República (AR) os decretos nº 6/XIII e nº7/XIII, relativos, respectivamente, à exclusão da ilicitude na...

CDU mantém votação

Nas eleições autárquicas intercalares para a Câmara Municipal que decorreram no dia 24 de Janeiro em São João da Madeira, a CDU manteve a sua votação, garantindo a continuidade do seu empenho na defesa dos sanjoanenses. A coligação PSD/CDS obteve...