Eleições intercalares
para CM de São João da Madeira

CDU mantém votação

Nas eleições autárquicas intercalares para a Câmara Municipal que decorreram no dia 24 de Janeiro em São João da Madeira, a CDU manteve a sua votação, garantindo a continuidade do seu empenho na defesa dos sanjoanenses.

A coligação PSD/CDS obteve 46,27 por cento dos votos, voltando a eleger como presidente da autarquia Ricardo Figueiredo, que em Outubro renunciou ao cargo, e mais quatro vereadores. O PS ficou em segundo lugar com 39,06 por cento (três mandatos), seguindo-se o Movimento Independente S. João da Madeira Sempre (6,48 por cento), que desta vez não elegeu um vereador, a CDU (5,33 por cento), o BE (2,57 por cento) e o PNR (0,3 por cento).

Em nota ao Avante!, a CDU lembra que estas eleições «decorreram, como era expectável, num clima de grande bipolarização entre PSD (agora apoiado pelo CDS) e PS», partidos que «compunham o anterior executivo, que contava ainda com um vereador de um “Movimento Independente” (durante muitos mandatos vice-presidente da Câmara, eleito pelo CDS)».

«Nas eleições ordinárias de 2013 nenhuma destas forças conquistou a maioria absoluta, o que obrigaria a uma acção cooperante para governarem a cidade. Mas não foi isto que aconteceu. Durante os dois últimos anos, os eleitos das três forças políticas procuraram guerras sistemáticas que nada beneficiaram a cidade. Pelo contrário, boicotaram o seu desenvolvimento e, no fim, esta situação de permanente conflito ditou a queda da Câmara», recorda a CDU, lamentando que nestas eleições intercalares «as forças políticas do anterior executivo» tenham assumido como estratégica «convencer a população de que era necessário que alguém tivesse o poder de “mandar sozinho”».




Mais artigos de: Nacional

Carta a António Costa

A Confederação MURPI manifesta a sua profunda preocupação com a grave situação em que vivem milhares de reformados e pensionistas em Portugal.

Luta no Algarve

As comissões de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do Algarve vão realizar acções de luta junto de alguns centros de saúde da região, no dia 12, e dos hospitais de Faro, Lagos e do Barlavento Algarvio, no dia 13.

Superior para todos

Num abaixo-assinado dirigido ao Governo, os estudantes do Ensino Superior reclamam melhores condições e «mais e melhor Acção Social Escolar» (ASE).

JCP contra aumento <br>de propinas

A Direcção Central do Ensino Superior da JCP manifestou-se, no início da semana, contra o aumento das propinas no próximo ano lectivo. Segundo notícias avançadas recentemente, a propina mínima aumentará 32,5 euros e a máxima...

Força de bloqueio a direitos

Para o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), a decisão do Presidente da República (PR) de devolver para apreciação à Assembleia da República (AR) os decretos nº 6/XIII e nº7/XIII, relativos, respectivamente, à exclusão da ilicitude na...

Combater a obesidade infantil

Amanhã, 5, vai ser discutido na Assembleia da República um Projecto de Lei do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) que visa regular a publicidade a produtos alimentares, dirigidos a crianças e jovens, alterando o Código da Publicidade. «Vários estudos assinalam o...