Greve amanhã pelas 35 horas

Pela con­cre­ti­zação da re­po­sição das 35 horas se­ma­nais como du­ração normal do tra­balho, para todos os tra­ba­lha­dores da Ad­mi­nis­tração Pú­blica e sem mais con­di­ções, a Fe­de­ração Na­ci­onal dos Sin­di­catos dos Tra­ba­lha­dores em Fun­ções Pú­blicas e So­ciais e o Sin­di­cato dos En­fer­meiros Por­tu­gueses con­vo­caram para amanhã, dia 29, uma greve de 24 horas. 
Para ontem foi con­vo­cada uma con­fe­rência de im­prensa, em que a fe­de­ração pre­tendia re­a­firmar os mo­tivos da luta.

Nego­ci­a­ções

Hoje tem lugar a pri­meira reu­nião de ne­go­ci­ação da ac­tu­a­li­zação sa­la­rial anual na Ad­mi­nis­tração Pú­blica, dando cum­pri­mento ao ca­len­dário de­fi­nido no dia 13, numa reu­nião da Frente Comum de Sin­di­catos com o mi­nistro das Fi­nanças e a se­cre­tária de Es­tado da Ad­mi­nis­tração e do Em­prego Pú­blico.
Na Pro­posta Rei­vin­di­ca­tiva Comum, são re­fe­ridas, como ma­té­rias que ne­ces­sitam de re­so­lução ur­gente: as 35 horas para todos, no ime­diato; o au­mento dos sa­lá­rios; o des­con­ge­la­mento das po­si­ções re­mu­ne­ra­tó­rias; a re­vo­gação da «re­qua­li­fi­cação». É exi­gida dis­cussão ur­gente da re­dução das con­tri­bui­ções para a ADSE.




Mais artigos de: Trabalhadores

PR deve assumir ruptura

O Pre­si­dente da Re­pú­blica eleito não po­derá deixar de as­sumir a rup­tura com a pos­tura de Ca­vaco Silva e com as me­didas que iden­ti­ficou como frac­tu­rantes da co­esão, re­fere-se na pri­meira re­acção da CGTP-IN após as elei­ções.

Pelos direitos e o serviço público

Os tra­ba­lha­dores da CP Carga, pri­va­ti­zada no início do ano, re­a­lizam hoje um cordão hu­mano junto à sede da em­presa, em de­fesa de um «ca­minho-de-ferro pú­blico e uni­fi­cado» e dos di­reitos ins­critos no AE.

Alienação começa na ex-Refer

Re­pre­sen­tantes dos tra­ba­lha­dores da Infra-es­tru­turas de Por­tugal (IP) con­cen­traram-se dia 20, na es­tação de Santa Apo­lónia, e mar­caram nova acção para dia 3, frente ao Mi­nis­tério da tu­tela.

Pensões e alterações

O ministro do Trabalho e da Segurança Social admitiu alterações para minimizar prejuízos dos trabalhadores com carreiras contributivas longas, na antecipação da reforma, mas «não se pronunciou de modo claro nem definiu quais as reais...

Kemet condenada

A Kemet Electronics foi condenada pelo Tribunal de Trabalho de Évora, por sonegar dias de férias a 23 trabalhadores, de 2012 a 2014, informou anteontem o SIESI, divulgando uma sentença de 14 de Dezembro, agora conhecida. A condenação, refere a nota publicada pelo sindicato da...

Dia Nacional do Sargento

Para comemorar os 125 anos da revolta de 31 de Janeiro no Porto, a Associação Nacional de Sargentos está a levar a cabo várias iniciativas, a primeira das quais decorreu no dia 21, em Leiria . As próximas, segundo a informação mais actual da ANS, estão marcadas para...

Hotelaria em luta

Estão hoje, dia 28, em greve os trabalhadores do Hotel Marriott, em Lisboa. Segundo o Sindicato da Hotelaria do Sul, o objectivo é «pôr termo ao ambiente de intimidação e ameaças», que o sindicato da Fesaht/CGTP-IN considera como assédio moral no local de...