Kemet condenada

A Kemet Electronics foi condenada pelo Tribunal de Trabalho de Évora, por sonegar dias de férias a 23 trabalhadores, de 2012 a 2014, informou anteontem o SIESI, divulgando uma sentença de 14 de Dezembro, agora conhecida.

A condenação, refere a nota publicada pelo sindicato da Fiequimetal/CGTP-IN, traduz-se no pagamento de mais de 41 mil euros aos visados, porque a direcção da fábrica da multinacional americana contabilizava em horas as férias dos trabalhadores dos «horários concentrados», e não por dias úteis, como prevê a lei. Dessa contabilização resultava um período de apenas 15 dias de férias por ano (incluindo sábados, domingos e feriados) e os trabalhadores eram ainda prejudicados na majoração por assiduidade.

O SIESI recorda que esta não foi a primeira vez que a Kemet foi julgada e condenada por este motivo, que chegou a justificar a realização de greves, há uns anos, e mereceu um parecer específico do Inspector-Geral do Trabalho, considerando ilegal a prática da empresa. «Esta é, porém, a condenação que abrange mais trabalhadores e maior montante», realça o sindicato.

No mesmo dia, o SIESI revelou que a EPAL recuou na alteração de funções de cinco trabalhadores de uma das empresas multimunicipais que integram a Águas de Lisboa e Vale do Tejo (empresa cuja gestão foi cometida à EPAL, em Maio do ano passado). Trata-se de trabalhadores oriundos da Águas do Oeste, que sempre trabalharam no abastecimento e exploração da água, mas que em 4 de Janeiro, contra a opinião do sindicato, tinham sido destacados para trabalhos na área do saneamento.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

PR deve assumir ruptura

O Presidente da República eleito não poderá deixar de assumir a ruptura com a postura de Cavaco Silva e com as medidas que identificou como fracturantes da coesão, refere-se na primeira reacção da CGTP-IN após as eleições.

Pelos direitos e o serviço público

Os trabalhadores da CP Carga, privatizada no início do ano, realizam hoje um cordão humano junto à sede da empresa, em defesa de um «caminho-de-ferro público e unificado» e dos direitos inscritos no AE.

Alienação começa na ex-Refer

Representantes dos trabalhadores da Infra-estruturas de Portugal (IP) concentraram-se dia 20, na estação de Santa Apolónia, e marcaram nova acção para dia 3, frente ao Ministério da tutela.

Pensões e alterações

O ministro do Trabalho e da Segurança Social admitiu alterações para minimizar prejuízos dos trabalhadores com carreiras contributivas longas, na antecipação da reforma, mas «não se pronunciou de modo claro nem definiu quais as reais...

Dia Nacional do Sargento

Para comemorar os 125 anos da revolta de 31 de Janeiro no Porto, a Associação Nacional de Sargentos está a levar a cabo várias iniciativas, a primeira das quais decorreu no dia 21, em Leiria . As próximas, segundo a informação mais actual da ANS, estão marcadas para...

Greve amanhã pelas 35 horas

Pela concretização da reposição das 35 horas semanais como duração normal do trabalho, para todos os trabalhadores da Administração Pública e sem mais condições, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em...

Hotelaria em luta

Estão hoje, dia 28, em greve os trabalhadores do Hotel Marriott, em Lisboa. Segundo o Sindicato da Hotelaria do Sul, o objectivo é «pôr termo ao ambiente de intimidação e ameaças», que o sindicato da Fesaht/CGTP-IN considera como assédio moral no local de...