Hotelaria em luta
Estão hoje, dia 28, em greve os trabalhadores do Hotel Marriott, em Lisboa. Segundo o Sindicato da Hotelaria do Sul, o objectivo é «pôr termo ao ambiente de intimidação e ameaças», que o sindicato da Fesaht/CGTP-IN considera como assédio moral no local de trabalho, que «está a afectar a dignidade da maioria dos trabalhadores».
O Sindicato da Hotelaria do Algarve acusou a United Investments Portugal, empresa proprietária do Pine Cliff Resort, em Albufeira (que integra o Sheraton Algarve Hotel), de recorrer «mais uma vez» ao lay-off, «ao mesmo tempo que realiza avultados investimentos». O sindicato da Fesaht/CGTP-IN refere – num comunicado de dia 18 – a recente compra do Vivamarinha Hotel & Suites (na Quinta da Marinha, em Cascais) e o projecto de construção de um novo empreendimento no concelho de Loulé (Vale do Freixo Golf & Country Estate). No Pine Cliff Resort a empresa decidiu a suspensão dos contratos de 63 trabalhadores, mas o sindicato observa que, segundo a lei, o lay-off «é um processo temporário, causado “por motivos de mercado, estruturais ou tecnológicos, catástrofes ou outras ocorrências que tenham afectado gravemente a actividade normal da empresa”» e «só pode ser aplicado “desde que tais medidas sejam indispensáveis para assegurar a viabilidade económica da empresa e a manutenção dos postos de trabalho”».
O caso foi exposto ao ministro do Trabalho, exigindo que «o Governo, através da Autoridade para as Condições do Trabalho e do Instituto de Segurança Social, tome as devidas medidas para pôr termo a esta ilegalidade». O sindicato apelou aos trabalhadores «para não pactuarem com este assalto aos cofres da Segurança Social».
O Sindicato da Hotelaria do Norte renovou no dia 18 o pré-aviso de greve ao trabalho em dias feriados, exigindo que todas as entidades patronais cumpram a contratação colectiva em vigor. Muitas empresas continuam a proceder como se a permissão legal de reduzir o valor do trabalho em dia feriado não tivesse cessado no último dia de 2014, protesta o sindicato da Fesaht/CGTP-IN.