Hotelaria em luta

Estão hoje, dia 28, em greve os trabalhadores do Hotel Marriott, em Lisboa. Segundo o Sindicato da Hotelaria do Sul, o objectivo é «pôr termo ao ambiente de intimidação e ameaças», que o sindicato da Fesaht/CGTP-IN considera como assédio moral no local de trabalho, que «está a afectar a dignidade da maioria dos trabalhadores». 
O Sindicato da Hotelaria do Algarve acusou a United Investments Portugal, empresa proprietária do Pine Cliff Resort, em Albufeira (que integra o Sheraton Algarve Hotel), de recorrer «mais uma vez» ao lay-off, «ao mesmo tempo que realiza avultados investimentos». O sindicato da Fesaht/CGTP-IN refere – num comunicado de dia 18 – a recente compra do Vivamarinha Hotel & Suites (na Quinta da Marinha, em Cascais) e o projecto de construção de um novo empreendimento no concelho de Loulé (Vale do Freixo Golf & Country Estate). No Pine Cliff Resort a empresa decidiu a suspensão dos contratos de 63 trabalhadores, mas o sindicato observa que, segundo a lei, o lay-off «é um processo temporário, causado “por motivos de mercado, estruturais ou tecnológicos, catástrofes ou outras ocorrências que tenham afectado gravemente a actividade normal da empresa”» e «só pode ser aplicado “desde que tais medidas sejam indispensáveis para assegurar a viabilidade económica da empresa e a manutenção dos postos de trabalho”».

O caso foi exposto ao ministro do Trabalho, exigindo que «o Governo, através da Autoridade para as Condições do Trabalho e do Instituto de Segurança Social, tome as devidas medidas para pôr termo a esta ilegalidade». O sindicato apelou aos trabalhadores «para não pactuarem com este assalto aos cofres da Segurança Social».

O Sindicato da Hotelaria do Norte renovou no dia 18 o pré-aviso de greve ao trabalho em dias feriados, exigindo que todas as entidades patronais cumpram a contratação colectiva em vigor. Muitas empresas continuam a proceder como se a permissão legal de reduzir o valor do trabalho em dia feriado não tivesse cessado no último dia de 2014, protesta o sindicato da Fesaht/CGTP-IN.




Mais artigos de: Trabalhadores

PR deve assumir ruptura

O Presidente da República eleito não poderá deixar de assumir a ruptura com a postura de Cavaco Silva e com as medidas que identificou como fracturantes da coesão, refere-se na primeira reacção da CGTP-IN após as eleições.

Pelos direitos e o serviço público

Os trabalhadores da CP Carga, privatizada no início do ano, realizam hoje um cordão humano junto à sede da empresa, em defesa de um «caminho-de-ferro público e unificado» e dos direitos inscritos no AE.

Alienação começa na ex-Refer

Representantes dos trabalhadores da Infra-estruturas de Portugal (IP) concentraram-se dia 20, na estação de Santa Apolónia, e marcaram nova acção para dia 3, frente ao Ministério da tutela.

Pensões e alterações

O ministro do Trabalho e da Segurança Social admitiu alterações para minimizar prejuízos dos trabalhadores com carreiras contributivas longas, na antecipação da reforma, mas «não se pronunciou de modo claro nem definiu quais as reais...

Kemet condenada

A Kemet Electronics foi condenada pelo Tribunal de Trabalho de Évora, por sonegar dias de férias a 23 trabalhadores, de 2012 a 2014, informou anteontem o SIESI, divulgando uma sentença de 14 de Dezembro, agora conhecida. A condenação, refere a nota publicada pelo sindicato da...

Dia Nacional do Sargento

Para comemorar os 125 anos da revolta de 31 de Janeiro no Porto, a Associação Nacional de Sargentos está a levar a cabo várias iniciativas, a primeira das quais decorreu no dia 21, em Leiria . As próximas, segundo a informação mais actual da ANS, estão marcadas para...

Greve amanhã pelas 35 horas

Pela concretização da reposição das 35 horas semanais como duração normal do trabalho, para todos os trabalhadores da Administração Pública e sem mais condições, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em...