Plenário nacional de CT
As comissões coordenadoras de comissões de trabalhadores dos distritos de Braga, Porto, Lisboa e Setúbal realizam amanhã, em Coimbra, um plenário nacional, sob o lema «Travar esta política, valorizar o trabalho e os trabalhadores, levar a luta ao voto».
A convocação do plenário foi decidida «no contexto da análise efectuada à situação político-social do País, nas reuniões realizadas em 11 e 29 de Maio, em Lisboa e Coimbra», como explicam aquelas estruturas de coordenação do movimento das CT, numa nota divulgada à comunicação social na semana passada.
Pretende-se contribuir para que, por parte dos trabalhadores, seja dada resposta adequada à política de direita e às consequências das «medidas impostas pelas troikas nacional e estrangeira, desagregadoras do País, que destruíram a economia nacional, implementando um cenário de desemprego, precariedade laboral e de emigração massiva como há décadas não existia».
«De modo firme e convicto» e «neste contexto difícil», as CT procuram desenvolver «mais uma importante acção de esclarecimento, luta e protesto», para «levar ao mundo do trabalho o apelo à rejeição de políticas insensíveis e assimétricas, apologistas de cortes de salários e pensões, de impostos pesados e selectivos, de medidas que provocaram o aumento das desigualdades, da pobreza, da miséria e da exclusão social».
No plenário estarão presentes membros de comissões de trabalhadores de diversos sectores de actividade e representativas do território nacional.