PCP com os Bombeiros
Uma delegação do PCP, encabeçada por Jerónimo de Sousa, esteve anteontem reunida, no Seixal, com a Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal. Em cima da mesa estiveram temas como o subfinanciamento do Orçamento do Estado, «com as associações de bombeiros a terem grandes dificuldades para responder aos problemas das populações», e a municipalização, através da qual o Governo pretende passar «responsabilidades» e «encargos» para as autarquias, sem lhes dar «os meios necessários». «Há aqui uma responsabilidade do Estado que tem que ser assumida», afirmou o Secretário-geral do PCP.
Na reunião, para além da dignificação do Estatuto dos Bombeiros, falou-se ainda do caos que se vive nos serviços de urgências dos hospitais, devido ao desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde, bem como do aumento das taxas moderadoras e das deslocações dos doentes.
«Para o Governo, a gripe e o frio têm as costas largas, quando o problema é de fundo. Hoje, de facto, os portugueses estão piores, a viveram situações dramáticas. Podemos dizer que muitos têm uma morte prematura, precisamente pela falta de cuidados primários de saúde e pela sobrecarga dos serviços hospitalares, com as consequências que se têm vindo a conhecer», criticou Jerónimo de Sousa.