Com a força do povo
O PCP tem em curso uma acção, de âmbito nacional, designada «A Força do Povo, por um Portugal com futuro – uma política patriótica e de esquerda», com a qual procura alargar o debate e a recolha de contributos, numa visão integrada dos seis eixos nucleares da alternativa:
– renegociar a dívida pública, para permitir o desenvolvimento soberano do País;
– promover a produção nacional e recuperar o controlo público de empresas e sectores estratégicos, como o financeiro;
– valorizar os salários e rendimentos dos trabalhadores e do povo e assegurar o respeito pelos direitos;
– defender os serviços públicos e as funções sociais do Estado (designadamente, educação, saúde e protecção social);
– adoptar uma política fiscal que desagrave a carga sobre os rendimentos dos trabalhadores e das pequenos e médias empresas e tribute fortemente os rendimentos do grande capital, os lucros e a especulação financeira;
– rejeitar a submissão às imposições do euro e da UE, recuperando a soberania económica, orçamental e monetária.
A campanha, que se prolonga pelo mês de Dezembro, foi anunciada no comício de encerramento da Festa do Avante! e teve lançamento público numa primeira sessão, a 28 de Setembro, em Lisboa. Nela se insere igualmente este suplemento, tal como os que foram publicados nas edições de 2, 16 e de 30 de Outubro. A esta acção é dedicada uma área específica no sítio do Partido na Internet. Foi também publicado um folheto, cuja distribuição está a ser feita por todo o País pelas organizações do Partido.
O próximo debate vai ter lugar no dia 18, terça-feira, no Porto, e tem como tema «Política Orçamental e uma justa Política Fiscal».