no distrito de Aveiro
Novo ciclo para o País
Contribuir para a queda do Governo PSD/CDS
A parte da manhã foi dedicada à pesca, com a comitiva presente em Silvalde, concelho de Espinho, para contactar com a comunidade piscatória. Assistindo a vários lances da arte xávega, foi possível aos candidatos ouvirem as principais queixas dos pescadores: falta de apoios no combustível e de uma lota onde se possa registar e vender o produto da faina, assim como a ausência de qualquer protecção social digna, que permita aos pescadores ter algum sustento na época do defeso.
Na sua intervenção, João Ferreira esclareceu a posição da CDU relativamente à defesa das pescas e denunciou as responsabilidades de PS, PSD e CDS na entrega deste importante sector estratégico aos comandos de Bruxelas e da União Europeia.
A tarde foi passada no concelho de Aveiro, primeiro com uma reunião com o Reitor da Universidade de Aveiro e depois com o Núcleo de Bolseiros e Investigadores da mesma Universidade. A reunião com o Reitor serviu fundamentalmente para ficar a conhecer mais de perto a realidade dos problemas da instituição face às políticas restritivas do Governo, sendo de realçar a sintonia de interesses com a CDU face a uma necessidade imperiosa de contribuir, cada vez mais, para a qualificação dos jovens portugueses.
Quanto aos bolseiros, realidade que João Ferreira tão bem conhece, não fosse ele próprio fundador e primeiro presidente da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), a reunião foi igualmente importante, confirmando a situação de pré-ruptura em que se encontra a investigação em Portugal, com milhares de investigadores a ficar sem trabalho e parte deles a emigrar, empobrecendo ainda mais o País.
Ao fim da tarde, João Ferreira e Miguel Viegas ainda estiveram na Coutada, concelho de Ílhavo, onde contactaram com os moradores daquela localidade para se inteirarem do processo de construção do Parque da Ciência e da Inovação, um projecto cujos contornos ainda não estão esclarecidos na sua totalidade, tendo em conta a providência cautelar apresentada e as alegadas alterações ao projecto que daí decorrem.
O dia acabou em São João da Madeira, no Museu da Chapelaria, com uma sessão durante a qual ambos os candidatos intervieram sobre as principais razões da candidatura e as vantagens do voto na CDU.