Trabalhadores manifestam o seu apoio
à candidatura da CDU

Acrescentar força à luta

1938 dirigentes, delegados sindicais e membros de comissões de trabalhadores já manifestaram o seu apoio às listas da CDU para o Parlamento Europeu (PE). Este número, que não pára de crescer, foi dado a conhecer no dia 3 de Maio, num almoço realizado no Pavilhão da Siderurgia Nacional, no Seixal.
Na iniciativa, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, afirmou que as eleições de 25 de Maio «são a oportunidade para, com um importante reforço da CDU, infligir uma pesada derrota ao Governo, forçar a sua demissão e a imediata convocação de eleições antecipadas, sendo, ao mesmo tempo, uma oportunidade para expressar o mais vivo repúdio e condenação dos partidos da troika nacional e da sua política, responsáveis pelo afundamento do País e o empobrecimento dos trabalhadores e do povo, dando força à luta por uma alternativa patriótica e de esquerda».

CDU é a força política que defende os valores e as conquistas de Abril

A entrada do Secretário-geral do PCP e do primeiro candidato da CDU às eleições para o PE, João Ferreira, foi aclamada de forma calorosa, com uma estrondosa salva de palmas, enquanto se entoava a palavra de ordem do dia: CDU.

Ali estavam, naquele espaço, delegados, activistas sindicais e membros de comissões de trabalhadores, eleitos pelos seus camaradas de trabalho para defender os seus interesses de classe. Homens e mulheres – do PCP, de «Os Verdes», da Intervenção Democrática e sem filiação partidária – que, no seu dia a dia, a todos os níveis, têm assumido a responsabilidade de organizar e mobilizar os trabalhadores.

Com a sua presença, deram apoio à candidatura CDU, porque sabem com quem podem contar na luta desigual que os trabalhadores portugueses travam contra a destruição dos direitos laborais e sociais, pelo trabalho com direitos, contra o roubo dos salários e pensões, contra a política de direita ao serviço dos grandes grupos económicos e financeiros, imposta pelas troikas portuguesa e estrangeirara.

Depois do almoço, organizado pela Comissão Concelhia do PCP do Seixal, teve lugar um período de intervenções, a cargo de João Torres, Coordenador da União de Sindicatos do Porto, da Comissão Executiva da CGTP-IN, do Comité Central (CC) do PCP e candidato ao PE, de Graciete Cruz, da Comissão Executiva da CGTP-IN, do Comité Central do PCP e candidata ao PE, de Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN, João Ferreira e Jerónimo de Sousa.

Antes, Filipa Costa, da Direcção Nacional da Interjovem/CGTP-IN, entregou a João Ferreira um postal gigante, onde, até àquela data, 1938 dirigentes, delegados sindicais e membros de comissões de trabalhadores manifestam o seu apoio à CDU, «porque é a força política que defende os valores e as conquistas de Abril, enquanto elementos inerentes a uma política alternativa, patriótica e de esquerda, condição para garantir uma vida melhor num Portugal com futuro e para uma Europa de paz e cooperação entre estados soberanos e iguais em direitos, de progresso social».

Continuar Abril

O primeiro a intervir foi João Torres, que enumerou algumas das conquistas alcançadas com o 25 de Abril, fazendo depois um paralelismo com os dias de hoje. «A contra-revolução e 37 anos de política de direita, a cargo do PS, do PSD e do CDS, enfiaram-nos na Europa dos ricos para sermos mais pobres e para limitar a nossa soberania e independência nacionais», criticou, salientando a necessidade de «continuar Abril» para «sairmos deste lodaçal em que meteram os trabalhadores e o povo português».

Por seu lado, Graciete Cruz sublinhou que a presença de massiva de sindicalistas e de membros de comissões de trabalhadores naquela iniciativa de apoio à CDU «é, por ela própria, a confirmação de que esta é uma candidatura dos trabalhadores, identificada com os seus problemas e aspirações, merecedora da sua confiança e portadora de esperança». Porque «este é um momento que coloca ainda maiores exigências aos trabalhadores e às suas organizações de classe, a dirigente lembrou que «agora é preciso levar a luta até ao voto».

Arménio Carlos destacou, de igual forma, a importância das próximas eleições, que «não são apenas para o PE», mas também para «penalizar fortemente o Governo PSD/CDS e aqueles que, como o PS, estiveram na origem da assinatura do memorando da troika e das políticas anti-laborais e anti-sociais que se desenvolveram até hoje». Reclamando o voto na CDU, o secretário-geral da CGTP-IN frisou que «não é indissociável a correlação de forças estar a favor dos trabalhadores, ou estar a favor do capital», e, por isso, «tomamos partido ao lado daqueles que sofrem» e, simultaneamente, «ao lado daqueles que sempre estiveram e continuam a estar com a Revolução de Abril».

Recuperar o País

João Ferreira explicou as razões por que o País se deve preparar para a saída do Euro, respondendo aos que se «agitam, inquietos, porque percebem o bom acolhimento que têm as propostas da CDU». «Temos que nos preparar para voltar a adquirir a soberania no plano cambial, orçamental e fiscal, adequando as políticas, não às necessidades de economias fortes, mas às especificidades de economias como a portuguesa», referiu, especificando: «É tempo de recuperarmos para o País as empresas e sectores estratégicos que nos foram roubados, e de devolvermos aos trabalhadores e ao povo tudo aquilo que lhes foi retirado nos últimos anos».

O candidato, antecipando o que viria a acontecer no domingo (ver caixa na página 6), comentou ainda a «saída limpa» do pacto de agressão. «Não é limpa e nem sequer é saída, uma vez que no quadro dos mecanismos em que PS, PSD e CDS nos quiseram amarrar, mesmo depois do período formal de vigência do programa da troika, a austeridade é para continuar, pelo menos por mais 20 anos», alertou, esclarecendo que, nas próximas eleições, «só o voto na CDU confronta os interesses das grandes potências».

Defender os trabalhadores

Jerónimo de Sousa acentuou, por seu lado, que «é preciso dizer basta à política da mentira, reforçando ainda mais a CDU, enquanto factor decisivo para a construção de uma política alternativa, patriótica e de esquerda».

«Estas eleições são a oportunidade para eleger deputados vinculados à defesa dos interesses dos trabalhadores e aos interesses populares, como são os candidatos da CDU e como foram os deputados do PCP», valorizou, dando a conhecer que, no PE, os eleitos comunistas denunciaram os «brutais ataques aos direitos decorrentes da intervenção da troika», defenderam «intransigentemente a contratação colectiva e o respeito pelos mecanismos nacionais de fixação dos salários», alertaram para o «aumento de doenças relacionadas com o stress causado ou agravado pelo trabalho», lutaram pelo emprego, entre outros no sector têxtil e automóvel, e combateram a «deslocalização da produção industrial e denunciaram os processos de despedimento e violação de direitos laborais em várias empresas do nosso País». «Foram os deputados do PCP que propuseram medidas concretas para acabar com o desemprego dos jovens, que defenderam o fim da precariedade, a proibição dos estágios não remunerados», acrescentou, apelando ao voto na CDU. «Com a força do povo é possível um Portugal com futuro. Vamos à luta com confiança», afirmou.

 



Mais artigos de: Eleições PE

A CDU sempre do lado certo

Um ambiente de confiança e de grande afectividade envolve a candidatura da CDU às eleições para o Parlamento Europeu.

Novo ciclo para o País

João Ferreira, cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, acompanhado de Miguel Viegas, terceiro candidato da mesma lista, esteve sexta-feira em diversos concelhos do distrito de Aveiro, contactando com centenas de homens, mulheres e jovens, a esmagadora maioria dos quais desiludidos com esta política de direita que arruína o País.

Reforçar os direitos das mulheres

Inês Zuber participou, no dia 30 de Maio, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, na conferência «Direitos da Mulher e Igualdade de Género no Parlamento Europeu (PE)», na qual a deputada do PCP apresentou o relatório «Evolução da igualdade entre mulheres e homens na União Europeia 2012», rejeitado no PE também com os votos do PSD e do CDS.

Defender a agricultura nacional

Duas centenas de agricultores participaram anteontem, dia 6, num almoço da CDU na Guarda, onde estiveram presentes os candidatos João Ferreira e Mário Martins.

«Leva a luta até ao voto»

Com o lema «Leva a luta até ao voto», realizou-se no dia 30, na Casa do Alentejo, em Lisboa, a apresentação dos candidatos jovens da CDU, iniciativa que contou com a presença e intervenção de João Ferreira, Francisca Goulart e Susana...

Defender as comunidades emigrantes

A mandatária nacional da lista da CDU, Ilda Figueiredo, e o candidato Nuno Gomes Garcia, estiveram no fim-de-semana em Bruxelas e Paris a participar em diversas acções de contacto com a comunidade portuguesa residente nessas duas cidades. No sábado, na capital...

Denunciar as consequências<br> da política de direita

Na sexta-feira, Jerónimo de Sousa participou numa arruada pelas ruas de Coimbra e, mais tarde, num jantar no Salão da Banda de Soure. Perante activistas e apoiantes da CDU, o Secretário-geral do PCP voltou a exigir a demissão do Governo e salientou que o País...

Promover a democracia cultural

O Clube Estefânia acolheu, no dia 28, um debate sobre os problemas que se colocam aos trabalhadores das artes do espectáculo. A sessão contou com mais de 30 participantes e as intervenções iniciais da mesa caracterizaram a situação actual do teatro, da música, da...

Festa pela Cultura

Dia 3 de Maio foi marcado por uma grande acção em defesa da Cultura. Um animado desfile percorreu a Baixa-Chiado a partir das 14h30, enchendo as ruas lisboetas de cor, alegria e reivindicação.Apesar do intenso calor que se fez sentir, centenas de pessoas assistiram...

Solução, proposta e alternativa

Depois de uma acção de contacto no Fórum Almada, Inês Zuber participou, na tarde de dia 30 de Abril, numa Tribuna Pública, na Praça da Portela, no Laranjeiro, concelho de Almada, onde apelou ao voto na CDU para penalizar PS, PSD e CDS. No...

Candidatos pelo Alentejo

A passagem de João Ferreira pelo Litoral Alentejano, no domingo, 4, iniciou-se por Alcácer do Sal, com um encontro com a população de Rio de Moinhos, a que se seguiu um almoço em Casebres, onde interveio também o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença....

João Ferreira na PSA

João Ferreira esteve no dia 29 junto às instações da PSA, em Mangualde, a contactar com os trabalhadores daquela empresa do sector automóvel. A sua presença no local simbolizava, desde logo, a afirmação da solidariedade das forças que compõem a CDU...

Apoiamos <br>a candidatura da CDU!

Alfredo Maiajornalista André Janecopresidente da ABIC António Borges Coelhohistoriador António MagrinhoCT da Autoeuropa Armando Alvesartista plástico...