Lutas nos transportes
Prossegue a mobilização nas empresas e sectores, assegura a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações. Do amplo trabalho de discussão, esclarecimento e mobilização dos trabalhadores, em torno das suas reivindicações e problemas concretos, que a Fectrans/CGTP-IN e os sindicatos estão a desenvolver, numa nota divulgada ontem destaca-se:
- hoje, às 11 horas, um plenário de trabalhadores e reformados do Metropolitano de Lisboa, em Sete Rios;
- amanhã, às 10h30, plenários e concentrações de trabalhadores da Rodoviária de Lisboa, da Rodoviária do Tejo e da TST, frente à sede da Barraqueiro, no Campo Grande (Lisboa), e no Laranjeiro (Almada); às 14h30, plenário de trabalhadores da Soflusa, no terminal fluvial do Barreiro;
- na quinta-feira, dia 3, às 10h30, plenário e concentração de trabalhadores e reformados da EMEF, na estação de Santa Apolónia (Lisboa).
Mineiros
Os trabalhadores da Sojitz Beralt Tin & Wolfram, concessionária das minas da Panasqueira, decidiram fazer greve nos dias 3 e 4 de Abril, em todos os locais de trabalho. Os motivos, como informou o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, da Fiequimetal/CGTP-IN, são os mesmos que justificaram uma paralisação no dia 10, com uma adesão média superior a 90 por cento: exigir melhores salários e melhores condições de vida e de trabalho, e recusar a alteração dos horários de trabalho.