Favorecer os grandes
O PCP está frontalmente contra a decisão do Governo de entregar o Centro de Secagem da antiga EPAC de Alcácer do Sal aos grandes proprietários e chamou o Governo ao Parlamento para que sejam prestadas as devidas explicações sobre esta medida tão injusta quanto gravosa.
Há muito que a Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal, que reúne os pequenos agricultores da região, tem a seu cargo a gestão e utilização do Centro de Secagem de Águas de Moura e de uma linha do Centro de Secagem de Alcácer do Sal, ambos propriedade do Estado. Estes importantes equipamentos foram colocados ao serviço dos pequenos produtores de arroz na região do Sado e, por consequência, da própria produção nacional. Este facto permitiu que na última década melhorasse significativamente o rendimento dos pequenos agricultores, bem como as suas condições de vida e a sua capacidade para continuar produzir.
O anúncio do Governo de que iria retirar a linha do secador de Alcácer do Sal à associação, entregando-a a grandes proprietários, traduzir-se-ia, para o PCP, em «acrescidas dificuldades para os pequenos agricultores». Ao reduzir-se a capacidade da Associação dos Agricultores do Distrito de Setúbal em apoiar os pequenos agricultores, estes seriam obrigados a recorrer aos secadores de grandes proprietários, ficando assim reféns das suas condições.