Construção da Festa do Avante!

Tarefa de todo o Partido

Image 10721

As jornadas de trabalho da Festa do Avante! começaram no passado fim-de-semana. Até 7 de Setembro, esta é uma tarefa prioritária de todo o Partido.

Nos próximos fins-de-semana prossegue a implantação

Image 10718

A par da intensa agenda de lutas que se desenvolve em simultâneo com a preparação do XIX Congresso do PCP, a implantação da maior iniciativa político-cultural nacional é um objectivo a cumprir. E foi com satisfação, brio e sentido de responsabilidade que o colectivo do PCP começou a fazê-lo nos passados sábado e domingo, dias 16 e 17, respectivamente.

Pese embora a grande acção de massas convocada pela CGTP-IN para sábado, a qual juntou milhares de pessoas em Lisboa num justo protesto contra a exploração e o empobrecimento e pela derrota do pacto de agressão, largas dezenas de camaradas e amigos reservaram ainda tempo para deitarem mãos à obra e encherem a Quinta da Atalaia de generosidade fraterna.

Muitos dos que compareceram, provavelmente a maioria, mesmo, sabiam já que nos primeiros dias da de implantação o fundamental da disponibilidade militante é distribuída pelos trabalhos preparatórios.

Outros, os que ali foram pela primeira vez, aprenderam que se começa com a marcação e ajustamento dos locais onde vai assentar cada pavilhão, e de fita, estaca e martelo nas mãos interpretavam os projectos inaugurando a sua concretização. Perceberam que edificar uma Festa com tamanha magnitude exige a prévia triagem, transporte e limpeza dos materiais que, isolados, parecem objectos estranhos e imprecisos, mas que conjugados com engenho se transformam nas peças tangíveis de um todo. Confirmaram que antes de mais é preciso desbastar e retirar o capim acumulado no terreno, tarefa menos exigente, este ano, dada a mecanização de parte significativa do processo.

Image 10719

Do solo, elevavam-se já algumas estruturas metálicas, complexificadas e engrandecidas com o passar das horas de trabalho voluntário, labor que apenas se interrompeu para os almoços-convívio que se multiplicaram quando o sol a pino aconselhava sombra e os corpos exigiam pausa e sustento.

Nos armazéns e oficinas, o matraquear das ferramentas revelava a permanente requalificação das infra-estruturas, trabalho desenvolvido entre Festas, por assim dizer, e que na maior parte dos casos acaba por ser pouco salientado.

Faça-se pois justiça e diga-se que, para além da substituição das peças que permitem o fornecimento de energia eléctrica, água e gás onde tal se impôs como uma necessidade, agora também os antigos balneários do acampamento A – reservado durante a Festa aos que nela trabalham – foram substituídos.

Nos próximos fins-de-semana, o buliço repete-se, reforçado e intensificado por muitos dos que não puderam participar na primeira jornada de trabalho, mas que seguramente não vão deixar passar a oportunidade de integrarem a empolgante obra colectiva que é construir a Festa do Avante!

Image 10720




Mais artigos de: PCP

Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos

Contra a exploração e o desemprego. Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos foi o lema do comício de amizade entre o PCP e o PCE realizado no dia 15 em Almada, que contou com a presença dos secretários-gerais dos dois partidos.

A censura está na rua

Image 10740

O PCP está nas ruas do País a explicar as justas razões da moção de censura ao Governo, que será votada na próxima segunda-feira. Hoje há comício na Baixa de Lisboa.

Aproveitar a barragem do Alqueva

O PCP voltou a apresentar na Assembleia da República um projecto de resolução que prevê a elaboração de um Plano Estratégico para a zona de influência de Alqueva.

Desemprego aumenta no Porto

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP comentou os dados do desemprego divulgados pelo IEFP através de um comunicado do seu Gabinete de Imprensa emitido no dia 16. Relativamente ao distrito, estavam inscritos nos centros de emprego, no mês de Maio, 15,4 por cento da...

Cultura é pilar de desenvolvimento

No âmbito da preparação do XIX Congresso do PCP, realizou-se em Évora, no dia 15, uma sessão pública sobre a democracia cultural como pilar de desenvolvimento. A iniciativa contou com a participação de José Casanova, do Comité Central, e com a...

Convívio na Alemanha

Os comunistas portugueses na Alemanha comemoraram os 38 anos da Revolução de Abril na segunda Festa dos Cravos, realizada no dia 3 de Junho, em Leverküsen. Entre os participantes estavam também muitos alemães, solidários com este acontecimento heróico da luta dos...

<i>Por Abril, mais PCP</i>

Por Abril, mais PCP foi o lema da 9.ª Assembleia da Organização Concelhia de Coimbra do Partido, que teve lugar no sábado, 16, e que contou com cerca de 70 delegados. Estes debateram, entre outras questões, a situação sócio-econónica do concelho, que não...