Desemprego aumenta no Porto

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP comentou os dados do desemprego divulgados pelo IEFP através de um comunicado do seu Gabinete de Imprensa emitido no dia 16. Relativamente ao distrito, estavam inscritos nos centros de emprego, no mês de Maio, 15,4 por cento da população activa, o que representa uma taxa «muito superior à média nacional».

Este valor, sendo elevado, é calculado com base nos dados disponíveis, fornecidos pelo IEFP e pelo INE, acreditando o PCP que estão ainda «longe de quantificar todos os desempregados do distrito». Em comparação com o período homólogo do ano passado, o desemprego cresceu em todos os concelhos do distrito do Porto num valor médio de 18,5 por cento, sendo os casos mais alarmantes Penafiel e Matosinhos, ambos com uma variação relativa superior a 30 por cento.

Matosinhos «quase suplanta o concelho de Vila Nova de Gaia – que tem quase o triplo da população activa – no aumento em termos absolutos de novos inscritos nos Centros de Emprego: 2925 novos inscritos no período de um ano, contra os 2974 de Vila Nova de Gaia», realça o PCP. Já na comparação homóloga, Penafiel regista o maior aumento no desemprego de longa duração em termos relativos (14,9 por cento) e em termos absolutos só é ultrapassado por Gondomar, com 474 novos desempregados de longa duração, e Matosinhos com 290.

Na opinião do PCP, os dados revelados pelo IEFP «confirmam o caminho de afundamento do pacto de agressão que este Governo – com um ano de existência – assume cumprir». Por essa razão, acrescentam os comunistas do Porto, é «inteiramente oportuna e justificada a moção de censura ao pacto de agressão, ao Governo e à política de direita que o PCP anunciou».



Mais artigos de: PCP

Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos

Contra a exploração e o desemprego. Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos foi o lema do comício de amizade entre o PCP e o PCE realizado no dia 15 em Almada, que contou com a presença dos secretários-gerais dos dois partidos.

A censura está na rua

Image 10740

O PCP está nas ruas do País a explicar as justas razões da moção de censura ao Governo, que será votada na próxima segunda-feira. Hoje há comício na Baixa de Lisboa.

Tarefa de todo o Partido

Image 10721

As jornadas de trabalho da Festa do Avante! começaram no passado fim-de-semana. Até 7 de Setembro, esta é uma tarefa prioritária de todo o Partido.

Aproveitar a barragem do Alqueva

O PCP voltou a apresentar na Assembleia da República um projecto de resolução que prevê a elaboração de um Plano Estratégico para a zona de influência de Alqueva.

Cultura é pilar de desenvolvimento

No âmbito da preparação do XIX Congresso do PCP, realizou-se em Évora, no dia 15, uma sessão pública sobre a democracia cultural como pilar de desenvolvimento. A iniciativa contou com a participação de José Casanova, do Comité Central, e com a...

Convívio na Alemanha

Os comunistas portugueses na Alemanha comemoraram os 38 anos da Revolução de Abril na segunda Festa dos Cravos, realizada no dia 3 de Junho, em Leverküsen. Entre os participantes estavam também muitos alemães, solidários com este acontecimento heróico da luta dos...

<i>Por Abril, mais PCP</i>

Por Abril, mais PCP foi o lema da 9.ª Assembleia da Organização Concelhia de Coimbra do Partido, que teve lugar no sábado, 16, e que contou com cerca de 70 delegados. Estes debateram, entre outras questões, a situação sócio-econónica do concelho, que não...