Convívio na Alemanha

Os comunistas portugueses na Alemanha comemoraram os 38 anos da Revolução de Abril na segunda Festa dos Cravos, realizada no dia 3 de Junho, em Leverküsen. Entre os participantes estavam também muitos alemães, solidários com este acontecimento heróico da luta dos trabalhadores e do povo português, com um papel ímpar do PCP.

Rosa Rabiais, do Comité Central, valorizou na sua intervenção as fortes lutas que se travam nas empresas e nas ruas de vários países da Europa – com destaque, em Portugal, para a grande manifestação de 11 de Fevereiro, a greve geral de 22 de Março, a manifestação em defesa das freguesias e outras tantas lutas travadas em diversos sectores e empresas contra as brutais e desumanas medidas de austeridade e de exploração das troikas estrangeira e nacional. A dirigente comunista valorizou também a resistência e a luta da comunidade portuguesa na Alemanha contra as medidas que, em nome da crise, encerram vice-consulados e atacam o ensino do Português no estrangeiro.

Claro ficou, para os comunistas portugueses na Alemanha, que perante a difícil e desigual luta de classes que se trava no País, com a resistência e a luta dos trabalhadores e do povo e com o reforço do PCP, será possível retomar os valores de Abril e projectá-los no futuro de Portugal.

Num ambiente de confraternização – ao som da música de Abril e dos poemas de Ary dos Santos, acompanhados por uma muito portuguesa refeição de sardinhas assadas – houve ainda oportunidade para uma saudação de Klaus Weissmann, da direcção do DKP (Partido Comunista Alemão) que, em nome do presidente do partido, se congratulou pela festa do PCP e evocou as principais conquistas da Revolução de Abril.



Mais artigos de: PCP

Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos

Contra a exploração e o desemprego. Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos foi o lema do comício de amizade entre o PCP e o PCE realizado no dia 15 em Almada, que contou com a presença dos secretários-gerais dos dois partidos.

A censura está na rua

Image 10740

O PCP está nas ruas do País a explicar as justas razões da moção de censura ao Governo, que será votada na próxima segunda-feira. Hoje há comício na Baixa de Lisboa.

Tarefa de todo o Partido

Image 10721

As jornadas de trabalho da Festa do Avante! começaram no passado fim-de-semana. Até 7 de Setembro, esta é uma tarefa prioritária de todo o Partido.

Aproveitar a barragem do Alqueva

O PCP voltou a apresentar na Assembleia da República um projecto de resolução que prevê a elaboração de um Plano Estratégico para a zona de influência de Alqueva.

Desemprego aumenta no Porto

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP comentou os dados do desemprego divulgados pelo IEFP através de um comunicado do seu Gabinete de Imprensa emitido no dia 16. Relativamente ao distrito, estavam inscritos nos centros de emprego, no mês de Maio, 15,4 por cento da...

Cultura é pilar de desenvolvimento

No âmbito da preparação do XIX Congresso do PCP, realizou-se em Évora, no dia 15, uma sessão pública sobre a democracia cultural como pilar de desenvolvimento. A iniciativa contou com a participação de José Casanova, do Comité Central, e com a...

<i>Por Abril, mais PCP</i>

Por Abril, mais PCP foi o lema da 9.ª Assembleia da Organização Concelhia de Coimbra do Partido, que teve lugar no sábado, 16, e que contou com cerca de 70 delegados. Estes debateram, entre outras questões, a situação sócio-econónica do concelho, que não...