Orçamento arrasador para a Agricultura
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reafirmou, uma vez mais, a sua posição face à Proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2012, considerando a mesma de «má» para a agricultura e para o mundo rural.
«O Programa de Desenvolvimento Rural, PRODER, que já era limitado, vai sofrer grandes cortes – de 300 milhões de euros em quatro anos – pelo menos no financiamento público nacional», denuncia, em nota de imprensa, a CNA, alertando para o facto de alguns regadios poderem ser «travados por falta de verba».
De igual modo, acrescenta a Confederação, «não se vislumbra onde estejam as verbas necessárias aos programas de sanidade animal, matéria muito sensível porque implica com a Saúde pública» e «não há verbas destinadas a programas de sanidade vegetal, numa época em que a nossa floresta, a vinha e os pomares são muito atacados por doenças e pragas a níveis próximos aos de calamidade». Na proposta de OE não estão ainda prevista as bonificações para as bonificações públicas em seguros agrícolas e em linhas de crédito a longo prazo.