Jerónimo de Sousa participou, sábado, na Associação «Os Trovadores do Cano», em Guimarães, num jantar de apresentação da lista da CDU pelo distrito de Braga, onde Agostinho Lopes é o primeiro candidato e Amélia Lopes é a mandatária distrital.
Depois de apresentados os 24 candidatos, Mariana Silva, candidata e membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes», responsabilizou o PS, o PSD e o CDS pela crise e pelo rumo do País, e Agostinho Lopes alertou para a destruição do aparelho produtivo. O actual deputado do PCP fez ainda um balanço da última legislatura, «incontornavelmente marcada pela imposição de medidas profundamente lesivas para a grande maioria dos portugueses», que se traduziram, no distrito de Braga, nos problemas económico-sociais que atingem o Vale do Ave e o Vale do Cávado, na elevada percentagem de desempregados e no encerramento de dezenas de pequenas empresas, na agricultura regional e na comunidade piscatória de Esposende, nos problemas na área da saúde, com o encerramento de vários Serviços de Atendimento Permanente, e na educação, com o encerramento de escolas básicas e criação de mega-agrupamentos.
O Secretário-geral do PCP, que antes havia visitado a Associação de Apoio a Deficientes Visuais do Distrito de Braga, na Póvoa de Lanhoso, valorizou a lista ali apresentada, com muitos candidatos jovens e representativa da «viva realidade e ligação à vida do trabalho». Salientou, por isso, que os candidatos da CDU são «garantia e força indispensáveis ao País» contra a «política de desastre nacional».