Ingerência da OCDE
O PCP considera uma «ingerência externa» as recomendações feitas pela OCDE ao Governo português a pretexto da redução do défice das contas públicas. Em declarações publicadas na página do Partido na Internet, Vasco Cardoso, da Comissão Política, considera que estas recomendações inserem-se numa operação que tem como objectivo caucionar a política do Governo que conduziu o País à situação em que se encontra.
O que a OCDE propõe é mais sacrifícios para os trabalhadores e o povo, ao mesmo tempo que não toca nos privilégios e nos lucros dos grandes grupos económicos. Para o dirigente do PCP, a serem aplicadas as recomendações da OCDE, não se resolveria nenhum dos problemas que o País enfrenta.
Os comunistas propõem outro rumo, marcado pelo aumento dos salários e pensões, pelo desenvolvimento da produção nacional e por uma maior justiça social e fiscal, nomeadamente indo buscar o dinheiro onde ele está, aos grandes grupos económicos, aos seus lucros e benesses.