A Carvalhesa continua à venda
Continua à venda a edição comemorativa dos 25 anos de A Carvalhesa, lançada na Festa do Avante!. O preço é de 10 euros e os pedidos de encomenda deverão ser feitos directamente para a Quinta da Atalaia ou para o DEP do PCP.
Trata-se de um DAVD (uma nova tecnologia de registo de áudio e vídeo) que inclui, para além da versão que a Festa tornou património de milhares e milhares de portugueses – surgida em 1985 para uma campanha eleitoral e cuja direcção musical esteve a cargo de Fausto Bordalo Dias –, várias outras versões desta e de outras melodias transmontanas, recolhidas por Kurt Schindler, Michel Giacometti, Ernesto Veiga de Oliveira e Domingos Morais. Constam ainda do lado áudio da edição a interpretação ao piano por Bernardo Sassetti da pauta fixada por Fernando Lopes-Graça e a Abertura Clássica, op. 87, do maestro António Victorino de Almeida, que teve no espectáculo de sexta-feira no Palco 25 de Abril a sua primeira interpretação ao vivo.
No verso, a componente vídeo da edição contém os dois filmes que acompanharam A Carvalhesa no palco 25 de Abril ao longo dos últimos anos – o primeiro, de 2003 (ano em que o palco principal da Festa do Avante! passou a contar com dois ecrãs gigantes), realizado por Manuel Jorge Veloso; e o segundo, estreado este ano, realizado por João Cayatte.
Outro motivo de interesse da edição é, sem dúvida, o folheto que o acompanha. Com capa de Manuel San Payo, ali se explica a origem da melodia e os passos dados até se tornar o fenómeno de massas que hoje decididamente é.